Os chuveiros elétricos de três temperaturas são muito utilizados no Brasil. Para instalarmos um chuveiro é necessário escolher a potência do chuveiro e a tensão que iremos utilizar na nossa instalação elétrica. Desta forma, se instalarmos um chuveiro de 4.500 W utilizando a tensão de 220 V , nós podemos utilizar um disjuntor que aguente a passagem de 21 A . Se quisermos ligar outro chuveiro de potência de 4.500 W em uma rede de tensão de 110 V , qual deverá ser o disjuntor escolhido?
Mostre os Cálculos
Mostre os Cálculos
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício sobre chuveiros elétricos! A gente precisa entender como calcular a corrente elétrica que o chuveiro vai puxar da rede, pra saber qual disjuntor usar. Vamos usar conceitos de potência elétrica e tensão, além da fórmula básica da corrente. Bora lá!
Passo 2
Primeiro, vamos relembrar a fórmula que relaciona potência §, tensão (V) e corrente (I). Ela é:
Aqui, $ P $ é a potência em watts (W), $ V $ é a tensão em volts (V) e $ I $ é a corrente em amperes (A).
Passo 3
No primeiro cenário, a gente já sabe que um chuveiro de 4.500 W funcionando em 220 V usa um disjuntor de 21 A. Isso veio da aplicação da fórmula:
Arredondando, usamos um disjuntor de 21 A.
Passo 4
Agora, queremos saber qual disjuntor usar se a gente ligar outro chuveiro de 4.500 W, mas dessa vez em uma tensão de 110 V. Vamos aplicar a mesma fórmula para encontrar a corrente:
Passo 5
Fazendo a conta:
Então, a corrente que esse chuveiro vai puxar é de aproximadamente 40,91 A.
Passo 6
Agora, precisamos escolher um disjuntor que suporte pelo menos essa corrente. Os disjuntores vêm com valores padrão, e geralmente você escolhe o próximo valor mais alto para garantir segurança e evitar quedas.
Passo 7
Como a corrente calculada é de cerca de 40,91 A, o disjuntor ideal seria de 50 A, já que 40 A seria insuficiente e poderia disparar com facilidade quando o chuveiro estiver em uso.
Resposta
O disjuntor recomendado para um chuveiro de 4.500 W em uma rede de 110 V é de 50 A.