Coloque os átomos a seguir em ordem crescente de raio atómico: \mathrm{S}, \mathrm{F}, \mathrm{K}, \mathrm{Cl} e Na .
Justifique sua resposta levando em consideração a carga nuclear efetiva.

Passo 1

O enunciado pede para ordenar os átomos \mathrm{S}, \mathrm{F}, \mathrm{K}, \mathrm{Cl} e \mathrm{Na} em ordem crescente de raio atómico, justificando pela carga nuclear efetiva. O conteúdo aqui é a tendência periódica do raio atómico relacionada com a variação de \mathrm{Z_{ef}} (carga nuclear efetiva) ao longo de um período e ao descer um grupo.

Passo 2

Ao percorrer um mesmo período (mesma camada eletrónica) da esquerda para a direita, o número de protões no núcleo aumenta, enquanto o grau de blindagem interna se altera muito pouco. Logo, a carga nuclear efetiva \mathrm{Z_{ef}} aumenta, puxando os elétrons externos com mais força e reduzindo o raio atómico.

Passo 3

Ao descer um grupo (mesmo grupo da tabela periódica), adiciona-se uma nova camada eletrónica mais externa. Mesmo que a carga nuclear aumente, a blindagem eletrónica cresce mais, de modo que os elétrons externos ficam mais afastados, aumentando o raio atómico.

Passo 4

Classifiquemos os átomos por período e grupo:
\mathrm{F} está no período 2, grupo 17.
\mathrm{Na}, \mathrm{S} e \mathrm{Cl} estão no período 3, grupos 1, 16 e 17, respetivamente.
\mathrm{K} está no período 4, grupo 1.
Dentro do período 2 há só o flúor, logo ele é o menor.
Dentro do período 3, à medida que avançamos da esquerda (grupo 1) para a direita (grupo 17), o raio diminui, de modo que
\mathrm{Na} > \mathrm{S} > \mathrm{Cl}.
Descendo ao período 4, o potássio terá raio maior do que todos em período 3, assim \mathrm{K} > \mathrm{Na}.

Passo 5

Reunindo tudo em ordem crescente de raio atómico, temos
\mathrm{F} < \mathrm{Cl} < \mathrm{S} < \mathrm{Na} < \mathrm{K}.

Resposta

\mathrm{F} < \mathrm{Cl} < \mathrm{S} < \mathrm{Na} < \mathrm{K}

Exercícios relacionados