Completar a tabela de nivelamento geométrico, calculando as cotas dos pontos 2 a 8 partindo da cota ponto 1 é igual a 105,215 \mathrm{~m}.
\begin{tabular}{|l|l|l|l|l|l|l|}
\hline \multirow[t]{2}{}{Estação} & \multirow{2}{}{Ponto Visado} & \multicolumn{3}{|c|}{Leituras (m)} & \multirow{2}{}{Cota Instr. (m)} & \multirow{2}{}{Cota Estaca (m)} \
\hline & & Ré & Interm. & Vante & & \
\hline A & 1 2 3 4 & 0,520 & 2,841 3,802 & 0,857 & & 105,215 \
\hline B & 4 5 6 & 3,711 & & 3,123 & & \
\hline C & 6 & 0,398 & 2,404 & 3,816 & & \
\hline

Passo 1

O enunciado pede para completar o nivelamento geométrico dos pontos 2 a 8, partindo da cota do ponto 1 igual a 105{,}215 m, usando as leituras de ré, intermédia e vante fornecidas na tabela. Para cada estação, precisamos saber:
– Qual ponto foi visado para a leitura de ré (BS), para a(s) leitura(s) intermédia(s) e para a leitura de vante (FS).
– Os valores numéricos correspondentes a todas essas leituras.

Passo 2

Observando a tabela enviada, faltam informações essenciais:
– Na estação B não há leitura intermédia para o ponto 5, logo não podemos calcular a cota desse ponto.
– Na estação C não estão anotados quais são os pontos visados de intermédia e vante (deveriam ser os pontos 7 e 8).
Sem essas leituras não é possível determinar as cotas dos pontos 5, 7 e 8.

Resposta

Não há como completar o nivelamento até o ponto 8 porque faltam as leituras intermédia da estação B (ponto 5) e a identificação/valores das leituras intermédia e vante da estação C (pontos 7 e 8).

Exercícios relacionados