Considere a reação
2 \mathrm{Cl}_{2(\mathrm{g})}+2 \mathrm{H}_{2} \mathrm{O}_{(\mathrm{g})} \rightleftarrows 4 \mathrm{HCl}_{(\mathrm{g})}+\mathrm{O}_{2(\mathrm{g})} \quad \Delta \mathrm{H}=+113 \mathrm{~kJ}
Admita que o sistema está em equilíbrio. O que ocorrerá ao número de mols de \mathrm{H}_{2} \mathrm{O} no recipiente se:
For adicionado \mathrm{O}_{2(g)}

Passo 1

O enunciado nos dá a reação
2\,\mathrm{Cl}_{2(g)} \;+\; 2\,\mathrm{H}_{2}\mathrm{O}_{(g)} \;\rightleftarrows\; 4\,\mathrm{HCl}_{(g)} \;+\; \mathrm{O}_{2(g)} \quad\Delta H=+113\text{ kJ}
e pergunta o que acontece com o número de mols de \mathrm{H_{2}O} se adicionarmos \mathrm{O_{2}}. O conteúdo necessário é o equilíbrio químico e o princípio de Le Chatelier.

Passo 2

Quando adicionamos \mathrm{O_{2}} ao sistema em equilíbrio, aumentamos sua pressão parcial. Pelo princípio de Le Chatelier, o sistema desloca-se no sentido que tende a consumir parte desse excesso de produto, ou seja, desloca-se para a esquerda (sentido reverso).

Passo 3

No deslocamento para a esquerda, reagem-se 4 mol de \mathrm{HCl} e 1 mol de \mathrm{O_{2}} para formar 2 mol de \mathrm{Cl_{2}} e 2 mol de \mathrm{H_{2}O}. Logo, o número de mols de \mathrm{H_{2}O} aumenta.

Resposta

O número de mols de \mathrm{H_{2}O} aumenta.

Exercícios relacionados