Considere o seguinte equilíbrio:
2 \mathrm{HCl}(\mathrm{~g})+\mathrm{I}_{2}(\mathrm{~s}) \rightleftharpoons 2 \mathrm{HI}(\mathrm{~g})+\mathrm{Cl}_{2}(\mathrm{~g})
Certas mudanças (especificadas na primeira coluna da tabela seguinte) são feitas na mistura. Examine cada mudança separadamente e explique o efeito (aumento, diminuição ou nenhum) que elas provocam nos valores originais de equilíbrio da quantidade da segunda coluna (ou K, se for o caso). A temperatura e o volume se mantêm constantes.
Mudança Quantidade
d) Remoção de \mathrm{Cl}_{2} Quantidade de HCl

Passo 1

O enunciado dá o equilíbrio
2\,\mathrm{HCl}(g) + \mathrm{I}_{2}(s) \rightleftharpoons 2\,\mathrm{HI}(g) + \mathrm{Cl}_{2}(g)
e pede o efeito da remoção de \mathrm{Cl}_{2} (g) na quantidade de \mathrm{HCl} no equilíbrio, a T e V constantes. Vamos usar o princípio de Le Chatelier e a relação entre o quociente de reação Q e a constante de equilíbrio K.

Passo 2

Escrevemos a expressão de K_p em termos das pressões parciais (note que \mathrm{I}_2 é sólido e não entra na expressão):
K_p \;=\;\frac{\bigl(P_{\mathrm{HI}}\bigr)^{2}\,P_{\mathrm{Cl}_{2}}}{\bigl(P_{\mathrm{HCl}}\bigr)^{2}}.
Se removemos \mathrm{Cl}_2, a pressão parcial P_{\mathrm{Cl}_2} cai instantaneamente, fazendo com que o quociente de reação Q_p (com a nova P_{\mathrm{Cl}_2}) fique menor que K_p.

Passo 3

Como Q_p < K_p, o sistema sai do equilíbrio e se desloca no sentido direto (para a direita) para produzir mais \mathrm{Cl}_2 e restaurar Q_p = K_p. Esse deslocamento direto consome reagentes 2\,\mathrm{HCl} e \mathrm{I}_2 e forma produtos 2\,\mathrm{HI} e \mathrm{Cl}_2.

Passo 4

No deslocamento para a direita ocorre consumo de \mathrm{HCl}. Logo, a concentração (ou quantidade) de \mathrm{HCl} no equilíbrio diminui em relação ao valor original.

Resposta

A quantidade de \mathrm{HCl} diminui.

Exercícios relacionados