A densidade da água é determinada pela medição da massa de um volume conhecido de água. Se você determinar a densidade de uma amostra de 25 mL de água, quantos algarismos significativos você deveria relatar se usasse os seguintes instrumentos:
Uma balança analítica para medições de massa e uma pipeta de 25 mL para medições de volume?

Passo 1

Resumindo: queremos saber a densidade da água a partir de uma medida de massa (feita em balança analítica) e uma medida de volume (feita com pipeta de 25 mL). O assunto é algarismos significativos e a regra básica é que o resultado final só pode ter tantos algarismos distintos quantos o instrumento menos preciso permite.

Passo 2

Precisão da balança analítica: ela tipicamente lê até 0,0001 g (0,1 mg). Se você pesa cerca de 25 g de água, o valor lido pode ser algo como 24,9998 g, o que dá 6 algarismos significativos (por exemplo, “24,9998 g”).

Passo 3

Precisão da pipeta de 25 mL (classe A): normalmente ela entrega 25,00 mL com incerteza de \pm 0,03 mL, isto é, você anota “25,00 mL”, que são 4 algarismos significativos.

Passo 4

Regra dos algarismos significativos em operações: o resultado deve ter o mesmo número de algarismos significativos que a medida de menor precisão. Aqui, a pipeta (4 sf) é menos precisa que a balança (6 sf), logo o valor da densidade deve ser reportado com 4 algarismos significativos.

Resposta

Você deve relatar a densidade com 4 algarismos significativos.

Exercícios relacionados