A estrada que liga a cidade de Belo Horizonte à Goiânia passa por uma pequena cidade do interior de Goiás. Por ser uma cidade pequena, a única rua que possui postes de iluminação em toda a sua extensão é a rua em que a estrada passa. Nessa rua, cada poste foi instalado com um espaçamento de 17 metros entre si, e há postes de luz dos dois lados da rua desde o início dela.
Se a rua possui uma extensão de 1850 metros, o número de postes de luz instalados nessa parte da estrada é
A) 54
B) 108
C) 182
D) 216
Se a rua possui uma extensão de 1850 metros, o número de postes de luz instalados nessa parte da estrada é
A) 54
B) 108
C) 182
D) 216
Passo 1
O enunciado diz que a rua tem extensão
metros, com postes de luz espaçados de
metros, e que há uma fileira de postes em cada um dos dois lados da rua. Precisamos descobrir quantos postes caem em cada lado e depois somar as duas fileiras.
Passo 2
O número de postes que cabem em um lado, supondo que o primeiro poste fique logo no início e que os seguintes fiquem sempre a cada
metros, é dado por
Como não podemos ter fração de poste, consideramos apenas a parte inteira: cabem
postes em cada lado.
Passo 3
Como há duas fileiras (um lado e o outro), o total de postes é
Resposta
216 (alternativa D)