Faça o que se pede em cada item:
Indique qual é a ordem crescente de temperatura de ebulição para os compostos: KNO3, CH3 OH, CH3 CH3. Justifique falando das interações e ligações presentes em cada composto.

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão que pede para a gente colocar em ordem crescente as temperaturas de ebulição dos compostos KNO3, CH3 OH e CH3 CH3. O assunto aqui é Química, mais especificamente sobre as forças intermoleculares que influenciam nas temperaturas de ebulição. Para resolver, vamos analisar os tipos de interações e ligações presentes em cada composto.

Passo 2

Primeiro, vamos entender que a temperatura de ebulição de uma substância depende das forças intermoleculares que mantêm as moléculas unidas. Quanto mais fortes essas forças, maior será a temperatura de ebulição.

Passo 3

Vamos analisar cada composto:
  1. CH3 CH3 (etano): Esse é um hidrocarboneto simples. As únicas forças intermoleculares presentes aqui são as forças de dispersão de London, que são relativamente fracas.
  2. CH3 OH (metanol): Além das forças de dispersão, o metanol apresenta ligações de hidrogênio devido à presença do grupo -OH. As ligações de hidrogênio são mais fortes que as forças de dispersão.
  3. KNO3 (nitrato de potássio): Este é um composto iônico, composto por íons K^+ e NO3^-. As forças eletrostáticas entre íons opostos, conhecidas como forças iônicas, são muito fortes.

Passo 4

Agora, organizando do tipo de força mais fraca para a mais forte:
  • Forças de dispersão de London (etanol)
  • Ligações de hidrogênio (metanol)
  • Forças iônicas (nitrato de potássio)

Passo 5

Com base nas forças intermoleculares, a temperatura de ebulição aumenta à medida que as forças se tornam mais fortes. Portanto:
CH3 CH3 (forças de dispersão mais fracas) < CH3 OH (ligações de hidrogênio mais fortes) < KNO3 (forças iônicas mais fortes)

Resposta

A ordem crescente de temperatura de ebulição é:
CH3 CH3 < CH3 OH < KNO3

Exercícios relacionados