Se a família só consome dois bens, X e Y, e o preço do bem X cai e o efeito de substituição sobre a quantidade consumida do bem X é maior, em valor absoluto, que o efeito renda, então sabe-se que:
a. X é um bem normal.
b. X é um bem inferior.
c. X não é um bem Giffen.
d. Y é um bem normal.
e. Y é um bem inferior.

Passo 1

O enunciado considera uma família que consome dois bens, X e Y. O preço de X cai e sabemos que o efeito substituição sobre X, ESX, em valor absoluto é maior que o efeito renda, ERX. Vamos usar a decomposição de Slutsky para entender o impacto na quantidade de X.

Passo 2

Segundo a identidade de Slutsky, a variação total na demanda de X, De<a X, resultante da queda de preço se decompõe em substituição e renda:
De<a X = ESX + ERX

Passo 3

Como a queda de preço implica sempre ESX>0 e foi dado que lvert ESXrvert > lvert ERXrvert, obtemos
De<a X = ESX + ERX > 0

Passo 4

Um bem Giffen é definido por satisfazer De<a X<0 quando seu preço cai. Aqui vimos que De<a X>0, logo X não pode ser um bem Giffen.

Resposta

c) X não é um bem Giffen.

Exercícios relacionados