Na fase conhecida como Gramáticas do Texto, começou-se a considerar as capacidades dos falantes e ouvintes nas análises textuais. Considerando a citação acima e o livro-base A Linguística Textual e a Sala de Aula, tais capacidades são classificadas em:
C frasal, discursiva e dialógica.

Passo 1

O enunciado fala da fase das “Gramáticas do Texto” em que, além de aspectos formais, começam a ser consideradas as capacidades de falantes e ouvintes na produção e compreensão textual. O conteúdo aborda os níveis em que essas capacidades atuam segundo o livro-base A Linguística Textual e a Sala de Aula.

Passo 2

Nesse referencial, distinguiram-se três níveis ou tipos de capacidade textual:
  • a capacidade frasal, que se refere à construção e compreensão de orações isoladas;
  • a capacidade discursiva, que lida com a organização e coerência de enunciados ao longo de um texto;
  • a capacidade dialógica, que envolve o diálogo entre emissor e receptor, incluindo contexto, intenção comunicativa e expectativas.

Resposta

C) frasal, discursiva e dialógica.

Exercícios relacionados