• Por que é feito o cálculo do momento de inércia da mesa giratória sem a haste metálica?

Passo 1

O enunciado pergunta por que, ao determinar o momento de inércia da mesa giratória num experimento de dinâmica rotacional, primeiro se calcula esse momento de inércia sem a haste metálica. O conteúdo é momento de inércia e a ideia de tratar sistemas compostos, sabendo que o que gira é a mesa e (potencialmente) outros corpos acoplados.

Passo 2

Na teoria de momento de inércia, quando vários corpos estão rigidamente ligados ao mesmo eixo, o momento de inércia total é a soma dos momentos de cada um. Em termos gerais vale
I_{\text{total}} = I_{\text{mesa}} + I_{\text{haste}} + I_{\text{acessórios}}ó
ou em notação inline I_{\text{tot}} = I_{\text{mesa}} + I_{\text{haste}}, se só há mesa e haste.

Passo 3

Para que, depois, você possa determinar separadamente o valor de I_{\text{mesa}} e de I_{\text{haste}}, é preciso medir ao menos um deles isoladamente. Assim, removendo a haste, você gira apenas a mesa e mede seu atrito ou desaceleração, obtendo diretamente I_{\text{mesa}} sem precisar estimar o da haste.

Resposta

Você faz o cálculo sem a haste para isolar e conhecer primeiro o momento de inércia da mesa sozinha; depois, adicionando a haste (ou qualquer outro acessório), você pode usar a soma de momentos de inércia para obter o valor de cada parte.

Exercícios relacionados