Um fluido ideal é considerado incompressível e sem viscosidade.
Escolha uma opção:
◯ Verdadeiro
◯ Falso
A equação da continuidade pode ser aplicada mesmo em situações em que haja fontes ou sumidouros entre os pontos de aplicação.
Escolha uma opção:
◯ Verdadeiro
◯ Falso
◯ Verdadeiro
◯ Falso
◯ Verdadeiro
◯ Falso
Passo 1
Vou reescrever claramente o que é pedido e os dois enunciados que devemos julgar como verdadeiros ou falsos.
Enunciado 1: “Um fluido ideal é considerado incompressível e sem viscosidade.”
Enunciado 2: “A equação da continuidade pode ser aplicada mesmo em situações em que haja fontes ou sumidouros entre os pontos de aplicação.”
Enunciado 2: “A equação da continuidade pode ser aplicada mesmo em situações em que haja fontes ou sumidouros entre os pontos de aplicação.”
Precisamos decidir Verdadeiro ou Falso para cada um e justificar didaticamente por que cada resposta está correta.
Passo 2
Entendendo o que se costuma chamar de “fluido ideal” (para analisar o Enunciado 1).
- Definição prática e comum: um “fluido ideal” é um modelo que neglecta os efeitos de viscosidade. Em termos físicos isso significa que o coeficiente de viscosidade dinâmico
é assumido igual a . Quando as tensões viscosas são nulas e a equação que descreve o movimento é a equação de Euler (em vez da equação de Navier–Stokes com termos viscosos). - Incompressibilidade é a hipótese de que a densidade
do fluido é constante no tempo e no espaço. A condição matemática para incompressibilidade é
onde
é o campo de velocidade.
- Na prática de cursos de mecânica dos fluidos elementar, “fluido ideal” costuma ser usado para indicar simultaneamente que o fluido é “sem viscosidade” e frequentemente também “incompressível” quando essa aproximação é apropriada (por exemplo, líquidos à velocidades muito menores que a velocidade do som). Muitos exercícios e provas adotam a definição funcional: fluido ideal = incompressível (densidade constante) + sem viscosidade.
Conclusão parcial: com base na definição usada na maioria dos cursos introdutórios, a frase “Um fluido ideal é considerado incompressível e sem viscosidade” é aceita como Verdadeira. (Observação técnica: alguns autores reservam “ideal” para apenas inviscid e tratam incompressibilidade como hipótese adicional; mas para o uso prático de enunciados simples de prova, afirmar ambos é comum e aceito.)
Passo 3
Explicando por que a resposta do Enunciado 1 é Verdadeira, de forma bem didática.
- Por que isso aparece nas questões? Porque adotar
elimina os termos viscosos e torna as contas muito mais simples; assumir const (incompressibilidade) também simplifica muito a equação da continuidade e outras relações (por exemplo, passa-se a usar em vez de lidar com variações de densidade). - Exemplo concreto e simples: água em escoamentos cotidianos costuma ser tratada como incompressível e com efeitos viscosos desprezíveis em primeira aproximação. Nesses casos modela-se como fluido ideal nas questões elementares.
Passo 4
Agora vamos analisar o Enunciado 2 sobre a equação da continuidade.
- A forma diferencial da conservação de massa sem fontes é
Essa é a equação da continuidade padrão (conservação local da massa) quando não há produção ou perda de massa dentro do volume considerado.
- Se existirem fontes ou sumidouros de massa (isto é, massa sendo criada ou removida no interior do volume), a equação deve incluir um termo fonte
:
onde
representa adição de massa por unidade de volume por unidade de tempo e
representa remoção de massa.
- Forma integral (controle de volume): sem fontes,
Com fontes dentro do volume, o lado direito recebe
.
Passo 5
Interpretação prática para aplicar a “equação da continuidade” entre duas seções (caso típico de prova).
- A forma simples usada em muitos exercícios para fluido incompressível e sem fontes é
onde
é área da seção e
é velocidade média normal à seção. Essa relação deriva diretamente da conservação de massa sem fontes e assumindo
const.
- Se houver fontes ou sumidouros entre as duas seções consideradas, massa foi adicionada ou removida no trecho; então a relação simples
NÃO vale. É preciso contabilizar a massa adicionada/removida: por exemplo, para incompressível em regime estacionário,
ou em termos de vazões volumétricas
,
- Portanto, a equação da continuidade no seu enunciado simples NÃO pode ser aplicada sem alterações quando há fontes ou sumidouros entre os pontos.
Passo 6
Resposta sucinta das duas proposições com reforço final e um empurrãozinho para o exame (tom motivador):
- Enunciado 1: aceite como Verdadeiro na maioria dos contextos de prova—trate “fluido ideal” como sem viscosidade e, frequentemente para exercícios, também incompressível.
- Enunciado 2: falso se o enunciado se refere à forma simples da continuidade entre duas seções; a continuidade geral (com termo fonte) existe, mas a forma usual
só vale sem fontes/sumidouros. Se aparecer uma questão parecida na prova, pergunte mentalmente: “há ganho ou perda de massa no trecho?” — se sim, ajuste a continuidade incluindo o termo fonte.
Força aí — respira fundo, revise esses pontos e treina alguns exercícios de continuidade com e sem fontes que eu te ajudo depois!
Resposta
Verdadeiro
Falso
Falso