Uma força horizontal de 10 N é aplicada ao bloco A , de 6 kg o qual por sua vez está encostado em um segundo bloco B de 4 kg . Se os blocos deslizam sobre um plano horizontal sem atrito, qual a força em Newtons que um bloco exerce sobre o outro?

Passo 1

Beleza, vamos lá! Temos dois blocos, A e B, com massas de 6 kg e 4 kg respectivamente. Uma força de 10 N está puxando o bloco A horizontalmente, e os dois blocos estão deslizando sem atrito sobre uma superfície plana. Nosso objetivo é descobrir qual é a força que um bloco exerce sobre o outro. Para resolver isso, vamos usar as Leis de Newton, que nos ajudam a entender como as forças afetam o movimento dos objetos.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a aceleração do sistema inteiro (ambos os blocos juntos). Como não há atrito, a única força que está puxando os blocos é a força de 10 N. A massa total do sistema é a soma das massas dos dois blocos:
mtotal = mA + mB = 6,kg + 4,kg = 10,kg
Agora, usando a segunda Lei de Newton, que diz que a força resultante é igual à massa vezes a aceleração ($ F = m \cdot a $), podemos encontrar a aceleração:
F = m cdot a

Passo 3

Agora que sabemos a aceleração, vamos descobrir qual é a força que o bloco A exerce sobre o bloco B. Para isso, consideramos apenas o bloco B. A única força que está puxando o bloco B é a força de contato entre A e B, que vamos chamar de $ F_{AB} $.
Aplicando novamente a segunda Lei de Newton ao bloco B:
FAB

Resposta

A força que um bloco exerce sobre o outro é de 4 N.

Exercícios relacionados