Imagine que na coleção de livros anteriores, 3 livros de cálculo eram iguais. Agora, de quantas maneiras é possível ordenar os livros se:
a) Não colocarmos nenhuma restrição.
b) Se pedirmos para que os livros de cálculo sejam colocados primeiro, depois os de geometria analítica e por fim os de física básica.
c) Se pedirmos para que os livros do mesmo assunto fiquem juntos.

Passo 1

O enunciado refere-se a uma “coleção de livros anteriores” e informa apenas que há 3 livros de Cálculo idênticos, mas não especifica quantos livros existem de Geometria Analítica nem de Física Básica. Para contar ordenações, precisamos saber o número de livros de cada assunto.

Passo 2

Como não temos a quantidade de livros de Geometria Analítica nem de Física Básica, não há informação suficiente para calcular o número de permutações pedidas em (a), (b) ou (c).

Resposta

Não é possível resolver o exercício por falta de dados sobre quantos livros há de Geometria Analítica e de Física Básica.

Exercícios relacionados