Uma luz polarizada de Amplitude E0 na direção horizontal atravessa uma lâmina polarizadora lambda / 2 o eixo de polarização da lâmina faz 45 graus com a horizontal, responda:
(b) 1 ponto Qual a intensidade final após a passagem pela lâmina polarizadora?

Passo 1

Beleza, vamos entender o que está acontecendo aqui. Temos uma luz polarizada com amplitude $ E_{0} $ na direção horizontal que passa por uma lâmina polarizadora de meia onda ($ \lambda / 2 $). O eixo de polarização dessa lâmina está inclinado 45 graus em relação à horizontal. Nosso objetivo é descobrir qual será a intensidade da luz após ela passar por essa lâmina.

Passo 2

Primeiro, é importante saber que uma lâmina de meia onda ($ \lambda / 2 $) muda a polarização da luz que a atravessa. Ela retarda a componente da luz que está alinhada com seu eixo de polarização em meio período, ou seja, 180 graus. Isso faz com que a direção da polarização da luz seja invertida em relação à sua direção original.

Passo 3

Para calcular a intensidade final, vamos usar a relação entre a amplitude elétrica e a intensidade da luz. A intensidade ($ I I á E $), ou seja:
E

Passo 4

Quando a luz polarizada passa por uma lâmina polarizadora inclinada em um ângulo $ \theta $, a amplitude da luz transmitida é dada por:
theta
No nosso caso, $ \theta = 45^\circ $, então:
E' = E0 cos(theta)

Passo 5

Agora, vamos calcular a intensidade final usando a relação entre intensidade e amplitude:
I' = (E')^2 = ( E0 times raiz22 )^2 = E0^2 times 24 = E0^22
Como a intensidade inicial $ I_{0} $ é proporcional a $ E_{0}^{2} $, temos:
I0

Resposta

A intensidade final após a passagem pela lâmina polarizadora é $ \frac{I_{0}}{2} $.

Exercícios relacionados