Um móvel:
pode ter velocidade escalar constante e ter velocidade variável?
pode ter velocidade escalar constante e ter velocidade variável?
Passo 1
Beleza, vamos lá! O exercício que você trouxe pergunta se um móvel pode ter velocidade escalar constante e, ao mesmo tempo, ter velocidade variável. A gente vai precisar entender o que são essas duas coisas e como elas se relacionam. Vamos usar conceitos de cinemática, que é a parte da física que estuda o movimento dos objetos.
Passo 2
Primeiro, vamos definir velocidade escalar, que também é chamada de velocidade. Ela é uma quantidade escalar, ou seja, tem apenas magnitude (ou seja, valor numérico) e não direção. Quando dizemos que a velocidade escalar é constante, isso significa que a rapidez com que o objeto está se movendo não muda ao longo do tempo.
Passo 3
Agora, vamos falar sobre velocidade no sentido vetorial. A velocidade vetorial considera não só a rapidez, mas também a direção do movimento. Quando a direção muda, mesmo que a rapidez (velocidade escalar) permaneça a mesma, dizemos que a velocidade vetorial está variando.
Passo 4
Para entender se um móvel pode ter velocidade escalar constante e velocidade vetorial variável, pense em um exemplo: um carro fazendo uma curva em que mantém a mesma rapidez. A rapidez do carro não muda, então a velocidade escalar é constante. Porém, como a direção do movimento está mudando constantemente na curva, a velocidade vetorial está variando.
Passo 5
Esse exemplo mostra que é perfeitamente possível ter uma velocidade escalar constante enquanto a velocidade vetorial varia, desde que haja mudança na direção do movimento. Um caso clássico disso é o movimento circular uniforme, onde um objeto se move em uma trajetória circular com rapidez constante.
Resposta
Sim, um móvel pode ter velocidade escalar constante e, ao mesmo tempo, ter velocidade variável, pois a direção do movimento está mudando enquanto a rapidez permanece a mesma.