Não faz sentido realizar os experimentos a seguir em uma termobalança, entretanto, o exercício é muito elucidativo para a compreensão do processo de funcionamento da termobalança.
Desenhe uma curva TG de uma amostra de água ( 5,00 \mathrm{mg} ), taxa de aquecimento 10^{\circ} \mathrm{C} / \mathrm{min}, atmosfera dinâmica de ar)

Passo 1

O enunciado pede para desenhar a curva de Termogravimetria (TG) de uma amostra de água de 5,00,mg, aquecida a 10^\circ\mathrm{C/min} em atmosfera dinâmica de ar. O conteúdo é a interpretação qualitativa de um termograma: massa ( m) em função da temperatura ( T).

Passo 2

Em TG monitoramos a massa da amostra enquanto a temperatura sobe. Eventos de perda de massa aparecem como declives na curva. No caso da água pura, o único processo é a vaporização, que ocorre próximo ao ponto de ebulição sob pressão atmosférica.

Passo 3

Sob aquecimento a 10^\circ\mathrm{C/min}, a água permanece íntegra até atingir próximo de 100^\circ\mathrm{C}. Nesse intervalo a curva é praticamente horizontal, em m=5{,}00,mg.

Passo 4

Ao redor de 100^\circ\mathrm{C} começa a evaporação: a massa cai rapidamente de 5{,}00,mg até 0,mg. Devido à taxa de aquecimento, esse decaimento pode ocorrer de aproximadamente 90 a 120^\circ\mathrm{C}, mas a queda é pronunciada.

Passo 5

Depois que toda a água evapora, não há mais amostra para perder massa. A partir de cerca de 120^\circ\mathrm{C} em diante a curva TG se estabiliza em zero.

Resposta

Seguem as características do termograma TG (massa versus temperatura):
Eixo horizontal: temperatura ( ^\circ\mathrm{C}) de 25 a ~150.
Eixo vertical: massa (mg) de 0 a 5,00.
Descrição da curva:
– De 25 até ~100 °C: linha horizontal em 5{,}00,mg.
– Entre ~90 °C e ~120 °C: forte declive, de 5{,}00,mg até 0,mg.
– Acima de ~120 °C: linha horizontal em 0,mg.

Exercícios relacionados