Uma particula sujeita a uma força constante de 2N move-se sobre uma reta. A varição de energia cinética da partícula entre pontos A e B é igual a 3j. Calcule a distância entre A e B, supondo que a direção de f se mantém paralela ao deslocamento.

Passo 1

Beleza, vamos entender o que a questão está pedindo. Temos uma partícula que está sendo puxada por uma força constante de 2 Newtons ao longo de uma linha reta. A variação da energia cinética dessa partícula entre os pontos A e B é de 3 Joules. Queremos calcular a distância entre esses dois pontos, sabendo que a direção da força está sempre na mesma direção do deslocamento.
Nesse exercício, vamos usar o Princípio do Trabalho e Energia, que relaciona o trabalho realizado por uma força com a variação da energia cinética da partícula.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar a fórmula do trabalho realizado por uma força quando a força é constante e está na mesma direção do deslocamento:
Trabalho (W) = Força (F) times Distância (d) çâ
Aqui:
  • $ F = 2, N $ (força constante)
  • $ d $ é a distância que queremos encontrar

Passo 3

Segundo, pelo Princípio do Trabalho e Energia, o trabalho realizado pela força é igual à variação da energia cinética da partícula:
W = De
Dado que $ \Delta K = 3, J $, podemos igualar as duas expressões:
De

Passo 4

Agora, vamos isolar a distância $ d $ na equação:
d
Substituindo os valores conhecidos:
d = De

Resposta

A distância entre os pontos A e B é 1,5 metros.

Exercícios relacionados