2- Um pesquisador recebeu quatro novos produtos para serem comparados com um produto de uso tradicional em uma região. Cada novo produto corresponde a um herbicida utilizado para o controle de ervas daninhas em uma lavoura. Estes herbicidas tem comprovada eficiência em outras regiões. Pretende-se avaliar o efeito dos produtos, 30 dias após a aplicação. O grau de infestação é a variável de interesse do pesquisador. No local disponível na fazenda para a realização do experimento, tem espaço suficiente para realizar 4 repetições e existem indícios de diferenças de umidade no solo. As dosagens são pré-determinadas pelos revendedores dos produtos. Neste estágio da pesquisa não há interesse em testar diferentes dosagens. Apresente o planejamento deste experimento indicando: o número de tratamentos, o número de parcelas, o delineamento experimental, o teste de comparações múltiplas a ser utilizado caso tenha diferença entre os produtos e faça o croqui do experimento.

Passo 1

O enunciado apresenta cinco produtos a serem comparados quanto ao controle de ervas daninhas: quatro herbicidas novos e um herbicida tradicional. O objetivo é medir o grau de infestação 30 dias após a aplicação. Há espaço para quatro repetições e existe variação de umidade no solo que pode afetar o resultado. Portanto, vamos usar blocos para controlar essa heterogeneidade.

Passo 2

O número de tratamentos é o total de produtos testados, isto é, quatro herbicidas novos mais o herbicida tradicional, totalizando
t = 5.
Como faremos quatro repetições, o número total de parcelas experimentais será
N = t \times r = 5 \times 4 = 20.

Passo 3

Para controlar a diferença de umidade no solo, adotamos o delineamento em blocos casualizados (DBC) com r = 4 blocos e t = 5 tratamentos por bloco. Cada bloco corresponde a uma faixa de solo com umidade relativamente homogênea e dentro de cada bloco randomizamos a ordem dos cinco tratamentos.

Passo 4

Após medir o grau de infestação em cada parcela, faz-se a análise de variância (ANOVA) para o DBC. Se o teste de hipótese global indicar diferença significativa entre os herbicidas (por exemplo, p<0,05), aplicamos o teste de comparações múltiplas de Tukey (Tukey’s HSD) para identificar quais pares de tratamentos diferem.

Passo 5

Croqui esquemático (cada linha é um bloco; T 0= produto tradicional, T 1–T 4= herbicidas novos; a ordem dentro de cada bloco é aleatória):
Bloco 1: [T 3] [T 1] [T 4] [T 2] [T 0]
Bloco 2: [T 1] [T 4] [T 0] [T 3] [T 2]
Bloco 3: [T 0] [T 2] [T 3] [T 4] [T 1]
Bloco 4: [T 2] [T 3] [T 1] [T 0] [T 4]

Resposta

Número de tratamentos: 5
Número de parcelas: 20
Delineamento experimental: DBC ( 4 blocos \times 5 tratamentos)
Teste de comparações múltiplas: Tukey’s HSD
Croqui: conforme descrito no Passo 5 acima.

Exercícios relacionados