Essa é uma questão de eletroquímica, em que vamos usar potenciais padrão de redução para determinar qual semi-célula é cátodo (redução) e qual é ânodo (oxidação), e então calcular \displaystyle E^\circ_{\mathrm{célula}}=E^\circ_{\mathrm{cátodo}}-E^\circ_{\mathrm{ânodo}}éáâ.
Comparamos os valores de E^\circ para ver quem é reduzido (maior E^\circ) e quem será oxidado (inverter o sinal do seu E^\circ):
– Como +0{,}34\\ \mathrm V > -0{,}41\\ \mathrm V, a semi-célula \mathrm{Cu}^{2+}/\mathrm{Cu} é o cátodo (redução).
– A semi-célula \mathrm{Cr}^{3+}/\mathrm{Cr}^{2+} fica como ânodo (oxidação), revertendo-se a reação e o sinal do potencial.
Passo 4
Escrevemos as semi-reações e seus potenciais, já ajustados para o sentido de redução em cátodo e de oxidação em ânodo: