A primeira Lei de Newton ou o Princípio da Inércia é: “tendência de se manter em repouso ou em movimento retilíneo uniforme é chamada de inércia. Por isso, quando um corpo está a certa velocidade, pode-se dizer que sua tendência é continuar com ela, por inércia”.
Fonte: ANDRADE, L. R. A. Física geral e experimental I. Maringá: UniCesumar, 2019. p. 81 e 214.
Já para o entendimento da terceira Lei de Newton, considere a seguinte situação: Dois corpos, A e B, estão inicialmente em repouso em uma superfície sem atrito. O corpo A, com massa 2 kg , exerce uma força constante F sobre o corpo B, com massa 10 kg . De acordo com a Terceira Lei de Newton, assinale a alternativa correta.

ALTERNATIVAS

A aceleração de B é igual à aceleração de A.
A aceleração de A é menor que a aceleração de B.
A força exercida por A sobre B é igual à força exercida por B sobre A.
A força exercida por B sobre A é menor que a força exercida por A sobre B.
A força exercida por A sobre B é maior do que a força exercida por B sobre A.

Passo 1

O enunciado dá dois corpos A e B sobre superfície sem atrito, inicialmente em repouso, com massas m_A = 2\text{ kg} e m_B = 10\text{ kg}. O corpo A exerce uma força constante \vec F sobre B. O conteúdo que vamos usar é a Terceira Lei de Newton, que trata da relação entre forças de ação e reação.

Passo 2

A Terceira Lei de Newton afirma que, sempre que o corpo A exerce uma força \vec F_{AB} sobre o corpo B, o corpo B exerce sobre A uma força \vec F_{BA} de mesma intensidade e direção, mas de sentido oposto. Em notação:
\vec F_{AB} = -\,\vec F_{BA}.
Isso significa que \bigl|\vec F_{AB}\bigr| = \bigl|\vec F_{BA}\bigr|, independentemente das massas.

Resposta

A força exercida por A sobre B é igual à força exercida por B sobre A.

Exercícios relacionados