Um profissional foi convocado para projetar um reator do tipo leito fluidizado, destinado ao craqueamento catalítico de petróleo. Para tanto, a primeira informação a ser obtida sobre o projeto refere-se à caracterização do material particulado. A classificação foi conduzida por meio de peneiramento de uma amostra de 100 g de partículas, cujos resultados percentuais de massa, retido em cada peneira, são mostrados abaixo.
a) Construa uma tabela que mostre as fracções ponderais das partículas
;
a) Construa uma tabela que mostre as fracções ponderais das partículas
Passo 1
Beleza, vamos começar resumindo o que o exercício está pedindo. Temos um profissional que está projetando um reator de leito fluidizado para o craqueamento catalítico de petróleo. A primeira tarefa dele é entender as características do material particulado que vai usar no reator. Para isso, ele fez uma análise por peneiramento de uma amostra de 100 g de partículas. O que precisamos fazer aqui é construir uma tabela que mostre as frações ponderais das partículas, ou seja, as porcentagens de massa retidas em cada peneira, representadas por
,
e
. Vamos precisar entender como calcular essas frações com base nos dados de peneiramento.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que são as frações ponderais
,
e
. Essas frações representam a proporção da massa total que foi retida em cada peneira específica durante a análise. Como a amostra total é de 100 g, os valores percentuais de massa retida em cada peneira já estarão diretamente representando essas frações.
Passo 3
Agora, vamos supor que temos os seguintes dados de peneiramento (como o exercício não forneceu os valores específicos, vamos usar exemplos):
Peneira (mm) | Massa retida (g) | % Massa Retida |
---|---|---|
4,75 | 30 | 30% |
2,00 | 50 | 50% |
1,00 | 20 | 20% |
Total | 100 | 100% |
Passo 4
Com esses dados, podemos calcular as frações ponderais
,
e
para cada faixa de tamanho de partícula. Cada fração será igual à porcentagem de massa retida nessa peneira específica.
Passo 5
Vamos atribuir cada fração a uma variável:
-
para a primeira peneira (4,75 mm) -
para a segunda peneira (2,00 mm) -
para a terceira peneira (1,00 mm)
Passo 6
Então, temos:
Passo 7
Agora, vamos montar a tabela com as frações ponderais:
Fração (
|
Valor (%) |
---|---|
|
30% |
|
50% |
|
20% |
Total | 100% |
Resposta
A tabela das frações ponderais das partículas é a seguinte:
Fração (
|
Valor (%) |
---|---|
|
30% |
|
50% |
|
20% |
Total | 100% |