Um projétil é atirado verticalmente para cima a partir do solo, com velocidade inicial de 20 m / s. Despreze a resistência do ar e adote a origem dos espaços no solo com a trajetória orientada para cima (dado: g=10 m / s^2 ). Determine:
© a altura máxima atingida;

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício de física juntos! A gente tem um projétil que é lançado pra cima com uma velocidade inicial de 20 , m/s. Queremos descobrir qual é a altura máxima que ele alcança. Pra isso, vamos usar conceitos de cinemática, que é a parte da física que estuda o movimento dos objetos. Vamos precisar entender como a velocidade inicial, a aceleração da gravidade e o tempo de subida influenciam na altura máxima.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que quando o projétil atinge a altura máxima, a sua velocidade final é zero, porque ele para de subir e começa a cair. A equação que conecta a velocidade inicial ( v0), a velocidade final ( v), a aceleração ( a) e a distância percorida ( s) é:
v^2 = v0^2 + 2a s

Passo 3

Aqui, a velocidade final v é zero na altura máxima. A aceleração a é a aceleração da gravidade, mas como o movimento é para cima e a gravidade puxa para baixo, a gente considera a = -g = -10 , m/s^2.

Passo 4

Agora, substituímos os valores na equação:
0 = (20)^2 + 2(-10) s

Passo 5

Vamos resolver essa equação para encontrar s, que é a altura máxima:
0 = 400 - 20s
20s = 400
s = 40020 = 20 , metros

Resposta

A altura máxima atingida pelo projétil é de 20 metros.

Exercícios relacionados