Questão 20. Considere o escoamento sobre um biplano com asas de corda c em um ângulo de ataque \alpha. As asas são verticalmente alinhadas e estão a uma distância h uma da outra. Usando o modelo do vórtice concentrado, encontre o coeficiente de sustentção de cada uma das asas.
Passo 1
Temos um biplano de duas asas infinitas de corda c, separadas verticalmente por h, imerso em escoamento uniforme de velocidade U_\infty a ângulo de ataque \alpha. Vamos modelar cada asa por um vortex concentrado (horseshoe) com circulações \Gamma_1 (asa superior) e \Gamma_2 (asa inferior) e usar a teoria de aerofólio infinito (inclinação a_0=2\pi) para obter os coeficientes de sustentação.
Passo 2
Cada asa “vê” um ângulo efetivo \alpha_i que é o ângulo livre menos (ou mais) a ação da velocidade induzida da outra asa. Definindo