Nos seguintes pares, indique qual deve ser o ácido mais forte. Justifique.
(a) \mathrm{H}_{2} \mathrm{Se} \mathrm{HCl}

Passo 1

O enunciado pede para compararmos a força ácida de dois ácidos binários: \mathrm{H_2Se} e \mathrm{HCl}. O conteúdo aqui é forças ácidas de ácidos do tipo H\text{–}X, e vamos usar as tendências periódicas de eletronegatividade e força de ligação para decidir qual se dissocia mais facilmente em prótons.

Passo 2

Um ácido HA é mais forte quanto maior for a sua tendência a se dissociar segundo
HA \;\longrightarrow\; H^+ + A^-.
Dois fatores principais influenciam essa força:
  1. Polaridade da ligação H\text{–}X: quanto maior a diferença de eletronegatividade entre H e X, mais polar é a ligação e mais fácil é entregar H^+.
  2. Energia da ligação H\text{–}X: quanto mais fraca (menor energia de ligação), mais fácil quebrar o enlace para liberar H^+.

Passo 3

Comparemos agora os dois átomos centrais:
  • Em \mathrm{HCl}, o átomo X é o cloro, que tem eletronegatividade relativamente alta ( \chi_{\rm Cl}\approx3{,}0 na escala de Pauling), gerando uma ligação bastante polar.
  • Em \mathrm{H_2Se}, o átomo X é o selênio, com eletronegatividade menor ( \chi_{\rm Se}\approx2{,}5), gerando menor polarização da ligação H\text{–}Se.
Portanto, a ligação H\text{–}Cl é mais polar que H\text{–}Se, favorecendo a liberação de H^+ em \mathrm{HCl}.

Passo 4

Quanto à energia de ligação, de fato H\text{–}Se é mais fraca que H\text{–}Cl, o que favoreceria \mathrm{H_2Se}. Porém, na prática a maior polaridade de H\text{–}Cl domina a comparação. Isso fica claro nos valores de dissociação (pKa) típicos:
\mathrm{p}K_a(\mathrm{HCl})\approx -7, \quad \mathrm{p}K_a(\mathrm{H_2Se})\approx 3{,}9.
Como pKa menor indica ácido mais forte, \mathrm{HCl} é muito mais forte que \mathrm{H_2Se}.

Resposta

\mathrm{HCl} é o ácido mais forte.

Exercícios relacionados