Como você converteria cada um dos seguintes compostos em ácido butanoico? Escreva cada etapa exibindo todos os reagentes:
4-octeno

Passo 1

O enunciado pede para transformar o alceno interno 4-octeno
\text{CH}_3\text{–CH}_2\text{–CH}_2\text{–CH=CH–CH}_2\text{–CH}_2\text{–CH}_3
no ácido butanoico.
O conteúdo aqui é oxidação (quebra) de dupla ligação de alceno, que gera ácidos carboxílicos em cada carbono da antiga dupla.

Passo 2

A via mais direta é a ozonólise oxidativa do alceno, que cleava a ligação C=C e, em presença de peróxido, forma ácidos. Usamos:
1) \mathrm{O_3}, -78\,^\circ\mathrm{C} 2) \mathrm{H_2O_2}, \mathrm{H_2O}

Passo 3

Durante a ozonólise, a dupla C 4=C 5 é fraturada e cada fragmento é oxidado a ácido carboxílico de quatro carbonos, ou seja, ácido butanoico:
\text{CH}_3\text{–CH}_2\text{–CH}_2\text{–COOH}

Resposta

\begin{aligned} &\text{4-octeno} \\\ &\xrightarrow{\mathrm{O_3},\,-78\,^\circ\mathrm{C}} \\\ &\text{ozonídeo intermediário} \\\ &\xrightarrow{\mathrm{H_2O_2},\,\mathrm{H_2O}} \\\ &\boxed{\text{ácido butanoico}} \end{aligned}íáá
Reagentes: 1) \mathrm{O_3},\,-78\,^\circ\mathrm{C} 2) \mathrm{H_2O_2},\,\mathrm{H_2O}

Exercícios relacionados