Enunciado

Diz-se que Arquimedes descobriu as leis do empuxo quando questionado pelo rei Hierão de Siracusa para determinar se sua nova coroa era de ouro puro (d = 19,3). Arquimedes pesou a coroa no ar e achou 11,8 N e determinou seu peso na água e achou 10,9 N. A coroa era de ouro puro?

Passo 1

E aí, galera, tudo bem? MecFlu pode parecer difícil, mas cola aqui que eu vou te ajudar!

A primeira ideia que a gente tem que ter da questão é de qual assunto ela faz parte. Esse problema em específico é referente à seção 2.8 do livro, chamada “Empuxo; princípios de Arquimedes”.

Essa questão é bastante simples, e vamos resolvê-la apenas nesse passo.

O enunciado pede que a gente descubra se uma coroa é de ouro puro fazendo uma relação entre a força peso da coroa no ar ( 11,8   N ), seu peso aparente na água ( 10,9   N ) e seu empuxo.

Primeiro, devemos achar o empuxo:

E =   γ V c o r o a = W a r - W á g u a

Sendo: γ o peso específico da água e V c o r o a o volume da coroa.

Agora, devemos substituir os valores na equação:

E = W a r - W á g u a = 11,8   N - 10,9   N = 0,9   N

Além disso, devemos lembrar que o peso da coroa no ar pode ser dado por W a r = d γ V c o r o a , onde d é densidade da coroa. Substituindo o resultado obtido acima:

W a r =   d γ V c o r o a → 11,8   N = d 0,9   N

d = 13,11

Ou seja, a coroa NÃO é de ouro puro!

Pronto, matamos a questão juntos!

Resposta

A densidade da coroa é d = 13,11 , e portanto ela não é de ouro puro

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O corpo maciço de seção triangular e largura 1m deve flutuar na posição indicada pela figura. Calcular a força a ser aplicada no plano da superfície A B e a sua distância ao ponto A . Dados: peso espe
Determinar a altura do óleo ( γ o = 6000N / m 3 ) para que o corpo ( γ c = 8000N / m 3 ) passe da posição 1 para a posição 2 .
Um densímetro pesa 2,2 × 10 - 2N . A sua parte superior é constituída de uma haste cilíndrica de 5m m de diâmetro. Qual será a diferença de altura de flutuação quando o densímetro estiver mergulhado e
Bolhas de gás são liberadas do regulador do equipamento de respiração de um mergulhador submerso. O que acontece com essas bolhas enquanto elas sobem na água do mar? Explique.
Em um brinquedo infantil, um mergulhador em miniatura é imerso em uma coluna de líquido. Quando um diafragma no topo da coluna é empurrado para baixo, o mergulhador afunda. Quando o diafragma é libera