Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

Em um brinquedo infantil, um mergulhador em miniatura é imerso em uma coluna de líquido. Quando um diafragma no topo da coluna é empurrado para baixo, o mergulhador afunda. Quando o diafragma é liberado, o mergulhador sobe de novo. Explique o princípio de funcionamento desse brinquedo.

Passo 1

Podemos associar esse problema a nos mesmos! Como assim? Então, quando mergulhamos, enchemos o nosso pulmão de ar, não é mesmo? Da mesma forma acontece com o mergulhador, só que nesse caso, dizemos que ele contem algum tipo de estrutura que “guarda” esse ar.

Empurrar o diafragma para baixo aumentaria a pressão em qualquer ponto do líquido. O ar que ele continha seria ligeiramente comprimido como resultado. O volume e, portanto, sua flutuabilidade, diminuiria, fazendo com que o mergulhador afundasse no fundo da coluna de líquido.

Liberar o diafragma reduziria a pressão na coluna de água. Isso permitiria que o volume de ar se expandisse aumentando seu volume e, portanto, a flutuabilidade do mergulhador. Dessa forma, o mergulhador conseguiria subir ao topo da coluna líquida e flutuar em uma posição estável, parcialmente submersa.

Exercícios de Livros Relacionados

Um esquema proposto para resgate em alto mar envolve o bombeamento de
Bolhas de gás são liberadas do regulador do equipamento de respiração
Uma estrutura de vidro deve ser instalada em um canto inferior de um a
O perfil da seção reta de uma canoa é modelado pela curva y = a x 2 ,
Bolhas de hidrogênio são usadas para a visualização de linhas de emiss