Enunciado

Uma panela é usada para ferver água. Ela é colocada sobre um fogão, a partir do qual calor é transferido a uma taxa fixa   q o . Há dois estágios no processo. No Estágio 1, a água é levada de sua temperatura inicial (ambiente) T i   até o ponto de ebulição, quando calor é transferido da panela para a água por convecção natural. Durante esse estágio pode-se admitir um valor constante do coeficiente de transferência de calor h , enquanto a temperatura média da água aumenta com o tempo, T ∞   =   T ∞ ( t ) .   No Estágio 2, a água encontra-se em ebulição e sua temperatura mantém-se em um valor fixo, T ∞   =   T e b   , enquanto o fornecimento de calor continua. Considere uma base de panela com espessura L   e diâmetro   D , com um sistema de coordenadas no qual x   =   0   e x   =   L   nas superfícies em contato com o fogão e com a água, respectivamente.

  1. Escreva a forma da equação do calor e as condições inicial e de contorno que determinam a variação da temperatura com a posição e o tempo, T ( x ,   t ) ,   na base da panela ao longo do Estágio 1. Expresse seu resultado em termos dos parâmetros   q o , D , L , h   e T ∞ ,   assim como das propriedades pertinentes do material da panela.
  2. Durante o Estágio 2, a superfície da panela em contato com a água encontra-se a uma temperatura fixa, T ( L ,   T )   =   T L   >   T e b . Escreva a forma da equação do calor e as condições de contorno que determinam a distribuição de temperaturas, T ( x ) ,   na base da panela. Expresse seu resultado em termos dos parâmetros q o ,   D ,   L   e T L , assim como das propriedades pertinentes do material da panela.

Passo 1

Bora para mais uma questão! Aqui nós temos uma panela com diâmetro   D , espessura L   e temperatura inicial T i , temos também a taxa de calor do fogão para o fundo da panela. Além disso o enunciado disse que podemos admitir um valor constante do coeficiente de transferência de calor h , enquanto a temperatura média da água aumenta com o tempo T ∞   t ,   durante o estágio 1. E que a temperatura da superfície da panela em contato com a água durante o estágio 2 é T L . Esquematicamente, temos:

A partir disso, temos que encontrar a forma da equação do calor e as condições de contorno associadas aos dois estágios, certo? Então vamos as nossas considerações.

Passo 2

Para resolver essa questão, vamos assumir que:

  1. A condução é unidimensional no fundo da panela;
  2. A transferência de calor do fogão é uniformemente distribuída sobre a superfície da panela em contato com o fogão;
  3. As propriedades são constantes.

Na letra (a) queremos a equação do calor no Estágio 1, que pode ser escrita da seguinte forma:

∂ 2 T ∂ x 2 = 1 α ∂ T ∂ t

Onde as condições de contorno são:

- k ∂ T ∂ x x = 0 = q o ' ' = q o π D 2 4  

- k ∂ T ∂ x x = L = h   [ T L , t - T ∞ t ]

E a condição inicial é:

T x , 0 = T i

Passo 3

E na letra (b), para o caso do Estágio 2, a equação de calor pode ser escrita da seguinte maneira:

∂ 2 T ∂ x 2 = 0

Onde as condições de contorno são:

- k ∂ T ∂ x x = 0 = q o ' '

T L = T L

Resposta

  1. Equação de calor: ∂ 2 T ∂ x 2 = 1 α ∂ T ∂ t
  2. Condições de contorno são:

    - k ∂ T ∂ x x = 0 = q o ' ' = q o π D 2 4  

    - k ∂ T ∂ x x = L = h   [ T L , t - T ∞ t ]

    T x , 0 = T i

  3. Equação de calor: ∂ 2 T ∂ x 2 = 0

Condições de contorno são:

- k ∂ T ∂ x x = 0 = q o ' '

T L = T L

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Como a solução produto é utilizada para determinar a variação de temperatura com o tempo e a posição em sistemas tridimensionais?
Em climas desérticos, a chuva não é ocorrência comum, uma vez que as gotículas de chuva formadas na camada superior da atmosfera, muitas vezes, evaporam antes de chegar ao chão. Considere um pingo de
Considere um pedaço cilíndrico de carne de cordeiro ρ = 1030 k g m 3 ,c p = 3,49 k J k g K ,k = 0,456 W m Keα = 1,3 × 10 - 7 m 2 s de 7,6 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro. Quinze pedaços de carne
Em um dado instante de tempo, a distribuição de temperaturas no interior de um corpo homogêneo infinito é dada pela função T x , y , z = x 2 - 2 y 2 + z 2 - x y + 2 y z Considerando propriedades const