Enunciado

Uma pessoa diz que pode determinar a intensidade da força hidrostática que age sobre uma superfície plana submersa na água, independente da forma e orientação, se ela conhecer a distância vertical do controle da superfície a superfície livre e a área da superfície. Essa é uma alegação válida? Explique.

Passo 1

A resposta para essa alegação é sim galera, porque a magnitude da força resultante que atua sobre uma superfície plana de um corpo completamente submerso em um fluido homogêneo é igual ao produto da pressão P C no centróide da superfície e à área A da superfície.

Passo 2

Temos que a pressão no centróide da superfície é:

  P C   =   P 0   +   ρ g h C

Em que h C é a distância vertical do centróide da superfície livre do líquido. Assumindo que também conhecemos a pressão na superfície do líquido.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Considere um contêiner cilíndrico vertical parcialmente preenchido com água. Agora o cilindro é posto a girar com relação a seu eixo a uma velocidade angular especificada, e o movimento de corpo rígid
Uma placa retangular com 4 m de altura e 5 m de largura bloqueia a lateral de um canal de água doce com 4 m de profundidade, como mostra a Figura P3-56. A placa tem dobradiças em tomo de um eixo horiz
Considere dois copos idênticos com água, um parado e o outro se movendo em um plano horizontal com aceleração constante. Considerando que não haja derramamento, qual copo terá a pressão mais alta (a)
Considere um copo com água. Compare as pressões da água na superfície inferior nos seguintes casos: o copo está (a) parado, (b) movendo-se para cima a velocidade constante, (c) movendo-se para baixo a
Um tanque de água está sendo rebocado por um caminhão em uma estrada plana e o ângulo que a superfície livre faz com a horizontal é medido como 15°. Determine a aceleração do caminhão.