Enunciado

A pressão sanguínea máxima na parte superior do braço de uma pessoa saudável é de cerca de 120   m m H g . Se um tubo vertical aberto para a atmosfera estiver conectado à veia do braço da pessoa, determine até onde o sangue subirá no tubo. Considere a densidade do sangue como 1.050   k g / m 3 .

Passo 1

Bom, para esse problema temos um tubo que é conectado à veia no braço de uma pessoa. Tudo o que precisamos fazer é encontrar a altura que o sangue sobe no tubo.

Vamos levar em consideração os seguintes fatos: A densidade do sangue é constante; A pressão manométrica do sangue é de 120   m m H g .

Passo 2

Para a pressão manométrica, a relação P = ρ g h pode ser expressa para

mercúrio e sangue. Assim, relacionando esses dois, temos:

P = ρ H g g h H g = ρ s a n g u e g h s a n g u e

Isolando a altura do sangue e substituindo os dados:

h s a n g u e = ρ H g ρ s a n g u e × h H g

h s a n g u e = 13600 k g m 3 1 050 k g m 3 × 0,12   m = 1,55   m

Prontinho!!

Resposta

1,55   m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Compare uma altura devido à ação capilar da água exposta ao ar em um tubo circular de diâmetro D = 0,5 mm, e entre duas placas planas verticais infinitas com espaçamento a = 0,5 mm entre elas.
Duas placas de vidro verticais de 300 mm × 300 mm estão colocadas em um tanque aberto. Em uma das extremidades laterais, uma faixa entre placas de 0,1 mm e outra de 2 mm. Trace uma curva da altura da
Uma coluna de água de 50 mm de altura está em um tubo de vidro de 2,5 mm de diâmetro. Qual seria a altura da coluna se um tensão superficial fosse zero? Qual seria a altura da coluna em um tubo com 1,
Se o tanque do Problema 3.29 for selecionado hermeticamente e a água para drenada lentamente pelo fundo, determine um deflexão, l , após o sistema ter atingido o equilíbrio.
No nível do solo em Denver, Colorado, a pressão e a temperatura atmosféricas são respectivamente 83,2 kPa e 25ºC. Calcule a pressão em Pike’s Peak em uma elevação de 2690 m acima da cidade, consideran