Enunciado

Repita o Problema 3-59 para o caso de uma calha parcialmente cheia com água até a altura de 0,4 m diretamente acima da dobradiça.

Passo 1

Vamos começar pelas as hipóteses do problema em questão:

  1. A pressão atmosférica age em ambos os lados da comporta e por isso pode ser ignorado nos cálculos;
  2. O peso da calha é desprezível.

Vamos considerar a seção transversal de metade do triângulo para o diagrama de forças envolvidas nesse problema, como mostra a figura abaixo:

Passo 2

A força hidrostática resultante F R pode ser determinada a partir dos componentes horizontal e vertical F H e F V . A componente horizontal é:

F H = F x = P m é d A = ρ g h C A = ρ g h 2 ( h × w )

A altura de água na seção transversal e o comprimento da superfície livre são dados por:

h = b = 0,4

F H = 1000 ⋅ 9,81 ⋅ 0,4 2 ⋅ 0,4 ⋅ 6 = 4709   N

Para esse caso, a força vertical na superfície horizontal é zero, pois coincide com superfície livre. Assim a componente vertical da força hidrostática é igual ao peso do fluido em um bloco de 6 m de comprimento:

F V = W = ρ g V = ρ g w ⋅ b h 2 = 1000 ⋅ 9,81 ⋅ 6 ⋅ 0,4 ⋅ 0,4 2 = 4709   N

Passo 3

Para obtermos a tensão no cabo, vamos fazer o somatório de momentos em A. A distância das componentes da força hidrostática para a dobradiça em A equivale nesse caso ao centroide do triângulo retângulo. Assim:

∑ M A = 0 → W b 3 + F H h 3 = T h

Como h = b , a tensão no cabo quando a calha está cheia é:

T = F H + W 3 = 4709 + 4709 3 = 3139   N

Resposta

T = 3139   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A comporta B da figura abaixo tem 30 cm de altura, 60 cm de largura e é articulada no seu topo. Qual a profundidade h de água na qual terá início a abertura da comporta?
A comporta AB na figura abaixo é uma massa homogênea de 180 kg, 1,2 m de largura, é articulada em A e está apoiada sobre um fundo liso em B. Todos os fluidos estão a 20°C. Para qual profundidade h da
O tanque abaixo tem um tampão de 4 cm de diâmetro no fundo à direita. Todos os fluidos estão a 20°C. O tampão romperá se a força hidrostática sobre ele for de 25 N. Para essa condição, qual será a lei
Encontre a altura H na figura abaixo para qual a força hidrostática sobre o painel retangular é a mesma que a força sobre o painel semicircular abaixo.
Generalizando o problema P2.66 da seguinte maneira: represente a distancia AB por H, a distância BC por L e o ângulo ABC por θ . Considere que o material da barragem tenha densidade d. A largura da ba