Enunciado

Seja o sistema do Problema 4.54. A superfície interna está exposta a gases quentes a 350°C, com um coeficiente de transferência de calor por convecção de 100 W/(m2 K), enquanto há convecção na superfície externa com ar a 25°C e um coeficiente de transferência de calor por convecção de 5 W/(m2 - K).

a) Usando uma malha com espaçamento de 75 mm, calcule o campo de temperaturas no interior do sistema e determine a perda de calor por convecção para o ar, na sua superfície externa do canal, por unidade de comprimento. Compare esse resultado como calor ganho por convecção a partir dos gases quentes na superfície interna.

(b) Determine o efeito do espaçamento da malha no campo de temperaturas e na perda de calor para o ar, por unidade de comprimento. Especificamente, considere um espaçamento na malha de 25 mm e represente isotermas apropriadamente espaçadas em um esboço do sistema, avalie os efeitos de mudanças nos coeficientes de transferência de calor por convecção no campo de temperaturas e na perda de calor.

Passo 1

Fala aí galerinha? Tudo bem com vocês? Bora pra cima! Bem, o que é que a gente sabe? Sabemos que: Conduto de seção transversal quadrada com geometria prescrita, condutividade térmica e condições convectivas de superfície interna e externa.

E temos que encontrar: (a) Perda de calor por unidade de comprimento, q , por convecção para o ar, (b) Efeito do espaçamento da grade e coeficiente de convecção do campo de temperatura; mostrar isotermas.

Show. Saca esse esquemático:

Para o item (a) Aproveitando a simetria, a rede nodal para um espaçamento de grade de 75 mm é mostrada no esquema abaixo:

Para obter a taxa de calor, precisamos primeiro determinar as temperaturas Ti. Reconheça que existem quatro tipos de nós: interior (4-7), superfície plana com convecção (1, 2, 8-11), canto interno com convecção (3) e canto externo com convecção (12). Usando as relações apropriadas da Tabela 4.2, as equações de diferenças finitas são

Passo 2

A iteração de Gauss-Seidel é conveniente para este sistema de equações. Seguindo os procedimentos da Seção 4.5.2, o sistema de equações é reescrito na forma apropriada.

As estimativas iniciais (k = 0) são cuidadosamente escolhidas para minimizar o trabalho de cálculo; seja ε

A perda de calor para o ar externo para a superfície superior (nós 8 a 12) é da forma

Substituindo:

Assim, para toda a seção transversal da chaminé, considerando a simetria,

Resposta

q t o t = 1.57   k   W / m

Exercícios de Livros Relacionados

Um pequeno túnel de vento em um laboratório de graduação tem seção de teste quadrada com lado de 305m m . Medições mostram que as camadas limite sobre as paredes do túnel são completamente turbulentas
Tabela 9.1 mostra os resultados numéricos extraídos da solução de Blasius para as equações da camada limite laminar. Trace o gráfico da distribuição de velocidade (note que, da Eq. 9.13, η ≈ 5,0y / δ
Elabore uma análise de custo-benefício para um grande navio petroleiro típico. Determine, como uma porcentagem da carga de petróleo, a quantidade de petróleo que é consumida em um percuso de 3200k m .
Um túnel de vento de laboratório tem uma parede superior móvel que pode ser ajustada para compensar o crescimento da camada limite, dando gradiente de pressão zero ao longo da seção teste. As camadas
Ar de resfriamento é suprido através do canal largo e plano mostrado. Para o mínimo de ruído e perturbação do fluxo de saída, camadas limites laminares devem ser mantidas sobre as paredes do canal. Es