Associação de Resistores

Resumo

Quando estudamos Eletrodinâmica muitas vezes nos deparamos com circuitos onde existem vários resistores. Para contornar esse problema precisamos saber como calcular a Resistência Equivalente desses resistores para, apenas após essa primeira etapa, aplicar a Lei de Ohm .

Os resistores do nosso circuito podem estar em série, ou em paralelo. Bora aprender tudo sobre Associação de Resistores?

Resistores em Série

A associação de resistores em série fica assim:

Resistores em Série
Resistores em Série

Quando os resistores estão em série, um seguido do outro podemos calcular a resistência equivalente, somando as resistências de cada um deles:

Resistores em Paralelo

Resistores em Paralelo
Resistores em Paralelo

Quando os resistores estão em paralelo, ou seja, submetidos a uma mesma diferença de potencial, podemos calcular o inverso da resistência equivalente, somando os inversos das resistências de cada um deles:

É bom lembrar que quando estamos trabalhando com resistores em paralelo, após somarmos todas as parcelas multiplicamos nossa equação em para garantir que estamos calculando a resistência equivalente corretamente.

Bora fazer um exemplo para deixar tudo bem claro!

Exemplo: Calcule a Resistência Equivalente nos seguintes casos:

Exemplo- letra a
Exemplo- letra a

Exemplo- letra b
Exemplo- letra b

Letra (a) - Os resistores estão um seguido do outro no mesmo fio, então estão em Série:

Letra (b) - Os resistores estão submetidos a uma mesma diferença de potencial, estão um ao lado do outro, então estão em Paralelo:

Prontinho! Agora você pode dar uma conferida no nosso conteúdo sobre Eletricidade! Aqui no Responde Aí temos conteúdo em texto, vídeo, exercícios resolvidos passo a passo e mais!

Mascote do Responde Aí!
Mascote do Responde Aí!

Você também pode clicar aqui pra conferir a resolução de milhares de questões de livro! 🤩🤩🤩

Conteúdos Complementares

Conceitos de Eletricidade

Associação de Capacitores