14- Uma bobina plana e retangular de dimensões l e w é puxada com velocidade escalar uniforme v através de um campo magnético B , com o plano da sua área perpendicular ao campo (Figura 29.30 ).

(a) Determine a fem induzida nessa bobina.

(b) Se a velocidade escalar e o campo magnético forem ambos triplicados, qual será a fem induzida?

Passo 1

Olá, tudo em paz?

Vou te ajudar a resolver essa questão.

Aqui o que temos é

Uma bobina plana e retangular puxada em direção ao eixo positivo de x com velocidade escalar constante. Ela também está inserida em uma região de campo magnético constante B .

A partir disso, queremos algumas informações sobre essa situação. Queremos saber qual a f e m que é induzida na bobina, e queremos saber o que acontece com essa f e m se triplicarmos os valores da velocidade e do campo magnético.

Passo 2

O fluxo magnético nessa bobina é de:

ϕ = B l w cos ⁡ 90 º

Então a f e m induzida será de:

ϵ = d ( B l w ) d t

E como não há variação de campo magnético (o campo não muda e a espira não sai e nem entra do campo) então a f e m induzida na espira será nulo, e isso independe da velocidade. Isso não quer dizer que não aja nenhum fluxo na espira e nem que ele não gere nenhuma força eletromotriz por conta do movimento, mas sim que não há nenhuma indução causada nele uma vez que a espira só se movimenta sobre a mesma intensidade de campo magnético.

Resposta

a )   f e m = 0

b )   f e m = 0

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados