Enunciado

14. Suponha que você esteja pressionando seu livro de física contra uma parede com força suficiente para que ele não se mova. A força de atrito sobre o livro aponta (a) para dentro da parede, (b) para fora da parede, (c) para cima, (d) para baixo ou (e) não existe atrito? Explique?

Passo 1

A primeira coisa que devemos fazer pra resolver esse problema é o diagrama de corpo livre pro livro. Com isso, vamos entende-lo melhor.

Olha só! Quando exercemos uma força F , pressionando um livro horizontalmente contra uma parede, o contato entre a superfície da parede responde com uma força de reação normal contrária à força que está sendo aplicada. Temos então, o equilíbrio de forças nessa direção.

Já verticalmente, é obvio que já temos a presença da força peso apontando para baixo. Mas a questão mesmo nos fala que o livro vai estar em repouso, né não?

Ora bolas! Isso quer dizer que vai haver uma força apontando para cima, equilibrando o livro na vertical. Essa é a força de atrito que se refere a questão... Uma forma que chamaremos de F A t como exposto na imagem abaixo:

Logo, a letra ( c ) é a nossa resposta!

Resposta

( c )   p a r a   c i m a

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma força constante é exercida sobre um objeto, fazendo-o acelerar a 8 m / s 2 . Qual será sua aceleração se:A força for dobrada?A massa do objeto for dobrada?A força exercida e a massa do objeto fore
Uma única força, com componente F x , é exercida sobre um objeto de 2 k g enquanto ele se move em longo do eixo x o gráfico da aceleração do objeto a xv e r s u st é mostrado na figura P 5.30 . Desenh
Uma força constante é exercida sobre um objeto, fazendo-o acelerar a 10 m / s 2 . Qual será sua aceleração se:A força for reduzida à metade?A massa do objeto for reduzida à metade?A força exercida e a
A figura E x 5.1 5 mostra um gráfico da aceleração versus força para certo objeto. Qual é a massa do objeto?
A figura E x 5.14 mostra um gráfico da aceleração versus força para um objeto de 200 g . Que valores de força completam corretamente as lacunas referentes à escala horizontal?