Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

18- Um tubo de papelão é circundado por dois enrolamentos feitos com dois fios isolados, formando espiras em sentidos contrários, como indica a Figura 29.34 . Os terminais a e b do enrolamento A podem ser conectados a uma bateria por meio de uma chave inversora. Determine se a corrente que passa no resistor R é da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita nos seguintes casos:

( a ) a corrente flui no enrolamento A de a para b e está aumentando;

( b ) a corrente flui no enrolamento A de b para a e está diminuindo;

( c ) a corrente flui no enrolamento A de b para a e está aumentando.

Passo 1

Quando a corrente passa de a para b , pela regra da mão direita, o campo magnético no enrolamento A gera um campo magnético total apontado para a esquerda (devemos pegar o campo que entra no tubo e na direção da corrente) e por estar aumentando na letra a isso gera um campo magnético de indução de modo a repelir esse campo magnético então ele estará apontando para a direita e para isso acontecer a corrente tem que estar em sentido horário ou da direita para a esquerda no resistor!

Passo 2

Quando a corrente flui de b para a no enrolamento A o campo magnético tende a apontar para a direita e como ela está diminuindo o campo magnético no enrolamento B responde com um campo magnético de modo a manter o campo magnético para a direita, portanto o campo magnético induzido no enrolamento B está apontado para a direita também, e para isso acontecer a corrente no enrolamento B estará no sentido horário, ou do sentido da direita para a esquerda no resistor.

Passo 3

Agora a corrente no enrolamento A estará aumentando, aumentando assim o campo magnético. E como o campo magnético no enrolamento A está apontado para a direita, o campo magnético induzido no enrolamento B será de apontar para a esquerda e para isso acontecer a corrente nesse enrolamento B será no sentido anti-horário, ou passando da esquerda para a direita no resistor.

Resposta

a )     d i r e i t a   p a r a   a   e s q u e r d a

b )   d i r e i t a   p a r a   a   e s q u e r d a

c )   e s q u e r d a   p a r a   a   d i r e i t a

Exercícios de Livros Relacionados

17- Use a lei de Lenz para determinar o sentido da corrente induzida q
20- Uma barra metálica com 1.50   m de comprimento é puxada para
15- Um anel circular está em uma região do espaço onde existe um campo
16- A corrente na Figura 29.32 obedece a equação I t = I 0 e - b t . E
A figura 30-42a mostra um fio que forma um retângulo ( W = 20,0