Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

17- Use a lei de Lenz para determinar o sentido da corrente induzida que passa no resistor a b indicado na Figura 29.33 , quando

( a ) a chave S é aberta depois de ficar fechada durante alguns minutos;

( b ) quando a bobina B se aproxima da bobina A enquanto a chave permanece fechada;

( c ) quando o valor da resistência R diminui enquanto a chave permanece fechada.

Passo 1

Quando a chave S está fechada o campo magnético na bobina A segue o sentido da corrente e vai da esquerda para a direita (pois pela regra da mão direita temos que pegar a corrente que entra no tubo). Tal como nos mostra a figura.

Quando cessa esse campo magnético a bobina da direita sente falta desse campo magnético que tinha antes e passa a produzir um campo magnético para a direita também e para isso a corrente induzida passa a ter o sentido horário. Ou de a para b no resistor. (a diferença de sentido é por conta da mudança de sentido da enrolação da espira , a espira A é enrolada inclinada para baixo e a espira B para cima, dando pela regra da mão direita uma mudança de sentido do campo magnético).

Passo 2

Pegando o centro do eixo da bobina em a nós temos uma queda na intensidade a medida que a bobina B se afasta da bobina A .

Ou seja o campo em B 1 é maior que em B 2 . Então quando a bobina B se aproxima de A pela Lei de Lenz acaba por surgir um campo magnético para a esquerda de forma a repelir o campo magnético extra que aponta para a direita advinda da bobina em A . E como esse campo magnético induzido aponta para a esquerda então corre na bobina uma corrente induzida no sentido anti-horário. Ou de b para a no resistor.

Passo 3

Quando o valor de R diminui gradativamente, mais corrente pode passar pela bobina A e quanto mais corrente mais campo magnético sendo gerado para a direita. Para se opor a esse movimento a bobina B vai requerer um campo magnético que aponte para a esquerda e para fazer isso a corrente induzida vai estar no sentido anti-horário na circuito onde a bobina B está, ou seja ela vai passar de b para a .

Resposta

a )   c o r r e n t e   n o   s e n t i d o   h o r á r i o ; a → b

b )   c o r r e n t e   n o   s e n t i d o   a n t i - h o r á r i o ; b → a

c )   c o r r e n t e   n o   s e n t i d o   a n t i - h o r á r i o ; b → a

Exercícios de Livros Relacionados

20- Uma barra metálica com 1.50   m de comprimento é puxada para
15- Um anel circular está em uma região do espaço onde existe um campo
18- Um tubo de papelão é circundado por dois enrolamentos feitos com d
16- A corrente na Figura 29.32 obedece a equação I t = I 0 e - b t . E
A figura 30-42a mostra um fio que forma um retângulo ( W = 20,0