Enunciado

29. Um comandante de espaçonave viaja para a Nuvem de Magalhães, com a rapidez uniforme de 0,800 c . Ao sair do cinturão de Kuiper, cuja borda externa está a 50,0   U A   da Terra (Nota:   1   U A =   150000000   k m   e representa a distância média entre a Terra e o Sol; U A = unidade astronômica), ele envia um mensagem ao controle de terra em Houston, no Texas, dizendo que está tudo bem. Quinze minutos depois (de acordo com ele), ele percebe que fez um erro de digitação e envia uma correção. Quanto tempo transcorre, em Houston, entre as recepções da mensagem inicial e de sua segunda mensagem?

Passo 1

Seja ∆ T o intervalo de tempo adequado entre o evento A , o envio da primeira mensagem, e o evento B, o envio de correção. Estes dois eventos ocorrem na espaçonave, então o intervalo de tempo entre eles é o intervalo de tempo no quadro de referência do navio. Assim,     ∆ T n a v e = 15   m i n . Seja ∆ T '   o intervalo de tempo entre esses mesmos dois eventos no quadro de referência de Houston. Então, o tempo entre a chegada das duas mensagens em Houston é dado por esse intervalo de tempo dos eventos somado com o intervalo de tempo da viagem das mensagens, igual a ∆ T m e n s a g e n s = ∆ T ' + ∆ T v i a g e n s ' .

Bom! Conforme falado acima, o tempo para a chegada das duas mensagens é dado por:

∆ T m e n s a g e n s = ∆ T ' + ∆ T v i a g e n s '

No referencial da espaçonave, temos que Houston está se movendo com uma velocidade de 0,800 c em relação a ela. De modo que, vamos usar a equação da dilatação do tempo para encontrar nosso intervalo de tempo ∆ T ' .

∆ T ' = ∆ T n a v e 1 - v 2 c 2

Agora, vamos escrever uma nova relação para o tempo ∆ T m e n s a g e n s entre as mensagens:

∆ T t o t a l   d a s   m e n s a g e n s = ∆ T n a v e 1 - v 2 c 2 + ∆ T v i a g e n s '

O que precisamos fazer, em seguida é descobrir o tempo ∆ T v i a g e n s ' entre as viagens das mensagens. Sabemos que durante o intervalo de tempo ∆ T ' , a espaçonave percorre uma distância ∆ s igual a:

∆ s = v ∆ T '

E sabemos também que a mensagem enviada tem que percorrer a mesma distância ∆ s , sendo que o tempo que ela demora para concluir o percurso, é igual a ∆ T v i a g e n s ' , viajando é claro, na velocidade da luz c . Ou seja, chegamos a:

∆ s = c ∆ T v i a g e n s '

Igualamos as duas relações anteriores:

∆ s = ∆ s

v ∆ T ' = c ∆ T v i a g e n s '

∆ T v i a g e n s ' = v ∆ T ' c

Substitui-se ∆ T v i a g e n s ' na fórmula do tempo total das mensagens, de modo que obtém-se:

∆ T t o t a l   d a s   m e n s a g e n s = ∆ T n a v e 1 - v 2 c 2 + v ∆ T ' c

Mas ∆ T ' , na verdade, é dado por:

∆ T ' = ∆ T n a v e 1 - v 2 c 2

Assim, chegamos ao último passo para encontrar nossa relação apenas em função do tempo da nave, ∆ T n a v e :

∆ T t o t a l   d a s   m e n s a g e n s = ∆ T n a v e 1 - v 2 c 2 + v c ∆ T n a v e 1 - v 2 c 2

∆ T t o t a l   d a s   m e n s a g e n s = ∆ T n a v e 1 - v 2 c 2 1 + v c

Só falta substituir os valores numéricos de cada variável:

∆ T t o t a l   d a s   m e n s a g e n s = 15   m i n 1 - ( 0,800 c ) 2 c 2 1 + ( 0,800 c ) c

∆ T t o t a l   d a s   m e n s a g e n s = 15   m i n 1 - 0,64 1 + 0,800

∆ T t o t a l   d a s   m e n s a g e n s = 45   m i n

Resposta

Transcorre um tempo de 45   minutos entre a recepção das mensagens.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um piloto de avião coloca o curso da direção de leste para oeste com uma bússola e mantém uma velocidade em relação ao ar de 220k m / h . Depois de voar durante 0,500h , ele se encontra sobre uma cida
1. Você está de pé em uma esquina, quando vê um amigo passar de carro. Cada um de vocês, está usando um relógio de pulso. Os dois anotam o tempo em que o carro passou por dois cruzamentos diferentes e
2. No problema 1, suponha que seu amigo tenha medido a largura da porta do carro como 90c m . Você também mede a largura quando ele passa por você.(a) Algum de vocês mediu a largura própria da porta?
3. Se o evento A ocorre em uma localização diferente do evento B em dado referencial, é possível existir um segundo referencial no qual eles ocorrem na mesma localização? Caso afirmativo, dê um exempl
4. Se o evento A ocorre antes do evento B em dado referencial, é possível existir um segundo referencial no qual o evento B ocorre antes do evento A ? Caso afirmativo, dê um exemplo. Caso negativo, ex