Enunciado

Um bloco com massa de 0,250 kg é colocado em cima de uma mola leve e vertical de constante elástica de 5000 N/m e empurrada para baixo de modo que ela é comprimida por 0,100 m. Depois que o bloco é liberado do repouso, ele vai para cima e deixa a mola. Que altura máxima acima do ponto de liberação o bloco alcança?

Passo 1

Entendida a situação, vê se vc concorda comigo:

No que a mola retorna à conformação natural dela, empurrando o bloco pra cima e fazendo com que ele “voe” verticalmente, toda a energia elástica da mola se converteu em energia potencial gravitacional pro bloco. Faz sentido, não?

É a partir dessa premissa, de conservação de energia, que a gente vai resolver o problema.

Bora escrever matematicamente o que a gente acabou de concluir. Temos o seguinte:

U e m o l a = U g b l o c o

k ∙ ∆ x 2 2 = m ∙ g ∙ h

Belezinha? Considerando g = 10   m / s 2 , agora é só aplicar os valores dados no enunciado que a gente determina h , a altura máxima alcançada pelo bloco:

h = k ∙ ∆ x 2 2 ∙ m ∙ g

h = 5000 ∙ 0,100 2 2 ∙ 0,250 ∙ 10

∴ h = 10   m

Rapidinha essa, não?! Responde aí!

Resposta

h = 10   m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um sistema formado por duas lâminas delgadas de mesma massa m, presas por uma mola de constante elástica k e massa desprezível, encontra-se sobre uma mesa horizontal (veja Fig.). a) De que distância a
43. Qual a energia total de um próton, cuja quantidade de movimento é 3 m c ?
47. Deduza a equação E 2 = p 2 c 2 + m 2 c 4 ( Equação R-17), eliminando v das equações R-10 e R-16.
46. Use a expansão binomial e a equação R-17, para mostrar que, quando p c ≪ m c 2 , a energia total é dada aproximadamente por E = p c 2 + ( p 2 / 2 m ) .
Verdadeiro ou falso:(a) A energia total de um sistema não pode mudar.(b) Quando você salta no ar, o chão realiza trabalho sobre você, aumentando sua energia mecânica.(c) O trabalho realizado por força