Enunciado

1. O centro de massa do haltere da FIGURA Q12.1 encontra-se no ponto a, b ou c? Explique.

Passo 1

Bom! Temos duas massas nesse haltere, onde claramente a massa da esquerda é bem maior que a massa da direita.

Desse modo, o ponto b jamais pode ser o centro de massa. Para que isso aconteça, é preciso que as duas massas tenham valores iguais.

Só nos restam então, duas opções. Ou o centro de massa vai estar em a ou vai estar em c.

E o segredo pra resolver isso é o seguinte. Se liga só! O centro de massa é o ponto hipotético do sistema onde toda a massa está concentrada e que se move como se todas as forças estivesses aplicadas neste ponto.

Sendo assim, pela figura dá pra ver que a maior parte da massa de nosso haltere está concentrada no lado esquerdo. Logo, é mais provável que o centro de massa esteja no ponto a .

Resposta

P o n t o   a .     P o i s   a   m a i o r   p a r t e   d a   m a s s a   d o   s i s t e m a   e n c o n t r a - s e   n a s   p r o x i m i d a d e s   d e s s e   p o n t o .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

52. Um triângulo equilátero com 5,0c m de lado gira em torno de seu centro de massa a 120r p m . Quanto vale a velocidade de um vértice do triângulo?
54. Quais são as coordenadas x e y do centro de massa da chapa homogênea de aço mostrada na FIGURA P12.54?
50. Uma roda de 60c m de diâmetro rola a 20m / s . Qual é o valor da velocidade do ponto frontal da borda da roda?
55. Qual é o momento de inércia de um disco de 2,0k g , com 20c m de diâmetro, para rotações em torno de um eixo (a) que passa pelo centro e (b) que passa pela borda do disco?
Uma chapa de aço de 800g tem a forma do triângulo isósceles mostrado na FIGURA P12.53. Quais são as coordenadas x e y do centro de massa?Sugestão: divida o triângulo em tiras verticais de largura d x