Enunciado

Um comprimento de arame tem uma resistência de 120   Ω . O arame é cortado em pedaços que têm o mesmo comprimento, e então os arames são conectados em paralelo. A resistência do arranjo paralelo é de 1,88   Ω . Encontre o número de peças nas quais o arame foi cortado.

Passo 1

Eae galera! Tudo tranquilo? Tendo uma visão geral da coisa, podemos usar a equação para N resistores idênticos conectados em paralelo para relacionar N com a resistência R de cada pedaço de fio e a resistência equivalente R e q .

Passo 2

Vamo lá. Pegando a resistência de N peças em pararelo:

1 R e q = N R

Relacionando a resistência de um resistor R de N, com as partes do fio de arame, temos:

R = R f i o N

Passo 3

Substituindo por R para obter:

1 R e q = N 2 R f i o → N = R f i o R e q

Aplicando os valores numéricos:

N = 120 1.88 = 8   p e ç a s

Resposta

N = 8   P e ç a s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se a queda de potencial do ponto a ao ponto b (Figura 25-52) é 12 V , determine a corrente em cada resistor.
Mostre que a resistÊncia equivalente entre os pontos a e b na Figura 25-54 é R . (b) Como a adição de um quinto resistor de resistência R entre os pontos c e d afeta a resistência equivalente entre os
Se a queda de potencial entre os pontos a e b (Figura 25-53) é 12V , determine a corrente em cada resistor.
No circuito indicado na Figura E26.25, calcule: (a) a corrente no resistor R; (b) a resistência R; (c) a fem desconhecida E. (d) Se o circuito fosse cortado no ponto x, qual seria a nova corrente no r
No circuito indicado na Figura 26.51, calcule (a) a corrente no resistor de 3,0Ω ; (b) a fem ε 1 e a fem ε 2 ; (c) a resistência R . Observe que foram fornecidas três correntes.