Enunciado

Corrida de discos. A Fig. 10-48 mostra dois discos que podem girar em tomo do centro como um carrossel. No instante t   =   0 , as retas de referência dos dois discos têm a mesma orientação; o disco A já está girando com urna velocidade angular constante de 9,5   r a d / s   e o disco B parte do repouso com urna aceleração angular constante de 2,2   r a d / s 2 . (a) Em que instante t   as duas retas de referência têm o mesmo deslocamento angular θ ? (b) Esse é o primeiro instante t, desde t   =   0 , no qual as duas retas de referência estão alinhadas?

Passo 1

Bom pessoal , o deslocamento angular dos discos A e B é dado por :

θ A   = ω A t     ,   θ B = α B t 2 2

O instante em que θ A = θ B , por sua vez , é dado por :

ω A t = α B t 2 2

t = 2 ω A α B = 2 9,5 r a d s ( 2,2 r a d s 2 ) = 8,6   s

Passo 2

Então galera , a diferença entre os deslocamentos angulares é dada por :

∆ θ = θ A - θ B = ω A t - 1 2 α B t 2 = 9,5 t - 1,1 t 2

Para que as linhas de referência dos dois discos estejam alinhadas, é preciso apenas que Δ θ   =   2 π N , em que   N   é um número inteiro. Resolvendo a equação do segundo grau acima, obtemos:

t N = 9,5 ± 9,5 2 - 4 1,1 2 π N 2 ( 1,1 ) = 9,5 ± 90,25 - 27,6 N 2,2  

A solução t 0 '   =   8,63   s , obtida fazendo N   =   0 e escolhendo o sinal positivo para a raiz quadrada, coincide com o resultado obtido no item (a), enquanto a solução t 0 ' '   =   0 , obtida escolhendo o sinal negativo para a raiz quadrada, é o momento em que os discos começam a girar. Fazendo N   =   1 e escolhendo a raiz positiva, obtemos t 1 ' =   7,92   s ; escolhendo a raiz negativa, obtemos t 1 ' '   =   0,72 . Fazendo N   =   2 e escolhendo a raiz positiva, obtemos   t 2 '   =   7,01   s ; escolhendo a raiz negativa, obtemos t 2 ' '   =   1,63 ; fazendo N   =   3 e escolhendo a raiz positiva, obtemos t 3 '   =   5,56   s ; escolhendo a raiz negativa, obtemos t 3 ' ' =   3,08 . Para valores de N maiores que 3 , o radicando se torna negativo e a equação não tem solução real. Assim, a resposta é não.

Resposta

t = 8,6   s

Não é o primeiro instante .

Tranquilo galera? Bora resolver mais questões então

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um disco gira em torno do eixo central partindo do repouso com aceleração angular constante. Em um certo instante, está girando a 10r e v / s ; após 60 revoluções, a velocidade angular é 15r e v / s .
Em t= 0 , uma roda tem uma velocidade angular de 4,7r a d / s , uma aceleração angular constante de - 0,25r a d / s 2 e uma reta de referência em θ 0=0 . (a) Qual é o maior ângulo θ m á x á descrito p
Partindo do repouso, um disco gira em torno do eixo central com uma aceleração angular constante. O disco gira 25r a d em 5,0s . Durante esse tempo, qual é o módulo (a) da aceleração angular e (b) da
Um carrossel gira a partir do repouso com uma aceleração angular de 1,50r a d / s 2 . Quanto tempo leva para executar (a) as primeiras 2,00 revoluções e (b) as 2,00 revoluções seguintes?
Uma roda executa 40 revoluções quando desacelera a partir de uma velocidade angular de 1,5r a d / s até parar. ( a) Supondo que a aceleração angular é constante, determine o tempo em que a roda leva p