Enunciado

A detecção de ondas de rádio pode ser realizada com uma antena dipolo elétrica ou uma antena de quadro. Verdadeiro ou falso:

(a) A antena dipolo elétrica funciona de acordo com a lei de Faraday.

(b) Se uma onda de rádio polarizada linearmente estiver se aproximando de você de modo que seu campo elétrico oscile verticalmente, para detectar melhor esta onda, o plano normal para uma antena de loop deve ser orientado de modo que aponte para a direita ou esquerda.

(c) Se uma onda de rádio polarizada linearmente estiver se aproximando de você de forma que seu campo elétrico oscile em um plano horizontal, para melhor detectar essa onda usando uma antena dipolo, a antena deve ser orientada verticalmente.

Passo 1

Fala galera, tudo bem? Vamos que vamos!

(a) Falso. Uma antena dipolo é orientada paralelamente ao campo elétrico de uma onda de entrada, de modo que a onda possa induzir uma corrente alternada na antena.

(b) Verdadeiro. Uma antena de loop é orientada perpendicularmente ao campo magnético de uma onda de entrada, de modo que a mudança do fluxo magnético através do loop pode induzir uma corrente no loop. Orientar o plano da antena de quadro de modo que aponte para a direita ou para a esquerda satisfaz esta condição.

(c) Falso. A antena dipolo precisa ser orientada paralelamente ao campo elétrico de uma onda de entrada para que a onda possa induzir uma corrente alternada na antena.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O objetivo do Projeto Seafarer era construir uma gigantesca antena subterrânea, com uma área da ordem de 10000k m 2 , para transmitir sinais de rádio que pudessem ser captados por submarinos a grandes
A que distância devem estar as mãos de uma pessoa para que estejam separadas por 1,0 nanossegundo-luz (a distância que a luz percorre em 1,0 nanossegundo)?
A partir da Fig. 33-2, determine (a) o menor e (b) o maior comprimento de onda para o qual a sensibilidade de olho humano é igual a metade da sensibilidade máxima. Determine também (c) o comprimento d
Um laser de hélio-neônio emite luz vermelha em uma faixa estreita de comprimentos de onda em torno de 632,8n m , com uma "largura" (como a da escala da Fig. 33-1) de 0,0100n m . Qual é a "largura" da
a) Quanto tempo um sinal de rádio leva para percorrer os 150 km que separam uma natena transmissora de uma antena receptora? (b) Vemos a Lua por causa da luz solar refletida. Quanto tempo essa luz lev