Enunciado

Dois blocos, cada um com peso p , são mantidos em equilíbrio em um plano inclinado sem atrito (Figura 5.48 ). Em termos de p e do ângulo a do plano inclinado, determine a tensão:

a) na corda que conecta os dois blocos;

b) na corda que conecta o bloco A com a parede.

c) Calcule o módulo da força que o plano inclinado exerce sobre cada bloco.

d) Interprete suas respostas para os casos α = 0 ° e α = 90 ° .

Passo 1

Fala galera! Beleza?! Bora resolver essa questão!

Temos dois blocos de peso p mantidos em equilíbrio em um plano inclinado sem atrito e devemos determinar (a) a tensão na corda que conecta os dois blocos, (b) a tensão na corda que conecta o bloco A com a parede, (c) o módulo da força que o plano exerce sobre cada bloco e interpretar esses resultados para o caso dos ângulos serem α = 0 ° e α = 90 ° .

Nesse tipo de questão, mesmo que não seja pedido é importante fazer um diagrama de forças, assim fica mais fácil identificar quais forças se equilibram e conseguimos usar a segunda lei de Newton para calcular o somatório das forças e obtermos as variáveis pedidas.

Vamos lá!

Passo 2

Então vamos começar esboçando o diagrama de corpo livre do nosso sistema:

Para o bloco B , mais a esquerda do desenho, na direção horizontal temos o equilíbrio da componente horizontal da força peso P sen ⁡ α e a tensão T   no fio (vetor em vermelho) que liga os blocos. Assim temos:

T = p ∙ sen ⁡ α

Passo 3

Para o bloco A , mais a direita, temos na direção horizontal a tensão do fio entre os blocos e a componente horizontal do peso, ambas forças apontando para a esquerda (sentido negativo) e a tensão que liga o bloco A na parede T ' apontando para a direita (sentido positivo).

Como o sistema está em equilíbrio, as forças para a direita são iguais as forças para esquerda e temos:

T ' - p   s e n α - T = 0

T ' = T + p   sen ⁡ α

Mas do item anterior sabemos que T = p   sen ⁡ α , assim podemos determinar T ' :

T ' = p sen ⁡ α + p sen ⁡ α

T ' = 2 p   sen ⁡ α

Passo 4

Isolando qualquer um dos blocos podemos determinar o valor de N . Vou usar aqui o bloco B .

Olhando para a direção vertical temos para cima a força normal N e para baixo a componente vertical do peso p cos ⁡ α .

Como o sistema está em equilíbrio essas duas forças devem ser iguais em módulo e teremos:

N = p   cos ⁡ α

Passo 5

Para α = 0 ° o valor do seno é zero e do cosseno é máximo. Isso quer dizer que as tensões no fio são nulas e a força normal fica sendo igual ao peso p :

T = p sin ⁡ 0 = 0

T ' = 2 p sin ⁡ 0 = 0

N = p cos ⁡ 0 = p

Faz sentido não é? O ângulo α = 0 representa um plano reto, sem inclinação. Sendo assim não teremos mais o fio tensionado, pois não haverá nenhuma força puxando o sistema para baixo.

Mas a situação vai se invertendo à medida que α for se aproximando de 90 ° . Nesse caso sen ⁡ α vai crescendo e se aproximando de seu valor máximo, já o valor de c o s α vai diminuindo, chegando a zero. Assim as tensões e a normal mudam de valores, saca só:

T = p sin ⁡ 90 = p

T ' = 2 p sin ⁡ 90 = 2 p

N = p co s �� 90 = 0

Quando temos α = 90 ° a tensão na parte superior (entre o bloco A e a parede) deve ser suficientemente grande para equilibrar os dois blocos, ou seja, deve ter módulo igual à soma dos pesos dos dois blocos. Já a normal N tem seu valor nulo, pois não há mais contato dos blocos com a superfície.

Valeu, galera! Até a próxima! 😉

Resposta

a) T = p sen ⁡ α

b) T ' = 2 p sen ⁡ α

c) N = p cos ⁡ α

d)   T = p sin ⁡ 0 = 0 , T ' = 2 p   sin ⁡ 0 = 0 , N = p cos ⁡ 0 = p , T = p sin ⁡ 90 = p , T ' = 2 p sin ⁡ 90 = 2 p , N = p cos ⁡ 90 = 0

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma criança desliza, para mergulhar dentro de uma piscina, do alto de uma escorregadeira de 3m de comprimento e 30 ° de inclinação com respeita à horizontal. A extremidade inferior da escorregadeira e
Bagagens são transportadas de um local a um outro de um aeroporto por uma esteira. Em um certo local a esteira tem uma inclinação de 2,5 ° com a horizontal. Suponha que para ângulo tão pequeno as mala
Um corpo de 8,40k g desliza por um plano inclinado fixo, sem atrito. Use um computador para determinar e tabular a força normal exercida sobre o corpo esua aceleração para uma série de ângulos de incl
A velocidade inicial de um bloco é de 5,00m / s para cima em uma inclinação de 20,0 ° sem atrito (Fig. P4.31). Qual é a distância ao longo do plano inclinado para cima que o bloco escorrega antes de c
Na Figura P4.53, o plano inclinado tem massa M e é fixado ao tampo da mesa horizontal fixa. O bloco de massa m é colocado próximo à base do plano inclinado e é solto com um impulso rápido que o faz de