Enunciado

Dois sistemas massa-mola amortecidos possuem constante elástica e tempo de decaimento idênticos. Porém, a massa m A   do sistema A é o dobro da massa m B do sistema B. Como suas constantes de amortecimento são comparadas? (a) b A = 4 b B , (b) b A = 2 b B , (c) b A = b B , (d) b A = 1 2 b B , (e) Seus tempos de decaimento não podem ser comparados com a informação dada.

Passo 1

Bom, a questão pede para a gente comparar as constantes de amortecimento dos dois sistemas massa-mola, vamos então escrever a equação do tempo de decaimento para cada sistema:

  τ A = m A b A

τ B = m B b B

Passo 2

Como queremos comparar as duas, vamos fazer a razão entre elas:

τ A τ B = m A b A m B b B

Passo 3

Como sabemos que as massas entre os sistemas A e B têm uma relação dada no enunciado m A = 2 m B , podemos escrever a equação acima assim:

τ A τ B = 2 m B b A m B b B = 2 b B b A

Também sabemos que os tempos de decaimento são iguais, então:

τ B τ B = 2 b B b A

Simplificando:

2 b B b A = 1

E aí:

b A = 2 b B

Então a letra (b) é a resposta certa da questão.

Resposta

b :   b A = 2 b B

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

39. Um aperfeiçoamento posterior do projeto para a plataforma de pesagem do problema 8.14 é apresentado aqui, onde dois amortecedores viscosos foram adicionados para limitar a razão de sucessivas ampl
38. Se a amplitude do oitavo ciclo de um oscilador linear com amortecimento viscoso é dezesseis vezes a amplitude do vigésimo ciclo, calcule o fator de amortecimento ξ .
44. O proprietário de uma caminhonete de 1660k g testa a ação dos amortecedores traseiros aplicando uma força constante de 450N ao para-choque traseiro e medindo um deslocamento estático de 75m m . Ap
43. A massa do sistema apresentado é liberada a partir do repouso em x 0 = 150m m , quando t = 0 . Determine o deslocamento x em t = 0,5s , se (a) c = 200N ⋅ s / m e (b) 300N ⋅ s / m .
42. A massa de um determinado sistema criticamente amortecido é liberada no instante de tempo t = 0 a partir da posição x 00 com uma velocidade inicial negativa. Determine o valor crítico ( x 0 ˙ ) c