Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

Duas fendas paralelas são iluminadas com uma luz monocromática cujo comprimento de onda é 500 nm. Uma figura de interferência aparece em uma tela situada a uma certa distância das fendas e a quarta franja escura está a 1,68 cm da franja clara central. (a) Qual é a diferença de percurso correspondente à quarta franja escura? (b) Qual é a distância na tela entre a franja clara central e a primeira franja clara de cara lado da franja central? (Sugestão: os ângulos da quarta franja escura e da primeira franja clara são tão pequenos que tan ⁡ θ ∼ s e n ( θ )

Passo 1

Para que haja interferência destrutiva de duas ondas a diferença de fase(diferença de percurso) deve ser um múltiplo de λ 2 .

Passo 2

  1. A primeira franja escura é quando a diferença de fase é λ 2 , a segunda franja escura será quando a diferença de fase 3 λ 2 , por consequência a quarta franja será 7 λ 2 = 7 500 n m 2 = 1750   n m .
  2. Passo 3

  3. Para ângulos pequenos as franjas são praticamente com o mesmo espaçamento, sendo assim a distância Δ y que é a distância entre dois máximos vizinhos, a distância com a franja clara centra será Δ y = 16,8 3,5 = 4,8   m m

Resposta

a)   1750   n m

b ) 4,8   m m

Exercícios de Livros Relacionados

Dois raios luminosos, inicialmente em fase e com um comprimento de ond
Um experimento de dupla fenda produz franjas claras para a luz do sódi
Um padrao de interferincia de fenda duplaeformado usando luz de laser
Um padrao de interferencia de fenda duplaeformado usando luz de laser
Um padrao de interferencia de fenda dupla e formado usando dois lasers