Enunciado

Durante qual estação, no hemisfério norte, a Terra possui sua maior rapidez orbital em torno do Sol? Em qual estação ela possui sua menor rapidez orbital? Dica: A Terra está no periélio no início de janeiro.

Passo 1

Pra essa a gente tem que ter um pouco de conhecimento de mundo, já que lá no hemisfério norte as coisas funcionam um pouco diferente do que acontecem aqui no Brasil. O momento que a Terra está mais perto do Sol no hemisfério norte é no inverno, e assim, no verão vai estar o mais longe possível.

Passo 2

Como sabemos, no ponto mais distante do Sol a velocidade do planeta é a menor possível, e no ponto mais próximo a velocidade é a maior possível. Isso se dá pela conservação do momento angular tomada no afélio e no periélio.

r p v p = r a v a

v p = r a r p v a

v a = r p r a v p

Da primeira equação,como r a > r p , isso faz com que v p > v a , e da segunda equação, como r p < r a , v a < v p .

Resposta

Mais próximo no inverno, que é quando está com a maior velocidade orbital, e mais afastado no verão, que tem a menor velocidade orbital.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Em 1993, a sona Galileu enviou à Terra uma imagem do asteroide 243 Ida e de uma minúsculo satélite (hoje conhecido como Dactyl), o primeiro exemplo confirmado de um sistema asteroide-satélite. Na imag
A distância média de Marte ao Sol é 1,52 vez maior que a distância da Terra ao Sol. Use a lei dos períodos de Kepler para calcular o número de anos necessário para que marte complete uma revolução em
Um satélite colocado em órbita circular permanece acima do mesmo ponto do equador da Terra ao longo de toda a órbita. Qual é a altitude da órbita (que recebe o nome de órbita geoestacionária)?
Um satélite é colocado em uma órbita elíptica cujo ponto mais distante está a 360k m da superfície da Terra e cujo ponto mais próximo está a 180k m da superfície. Calcule (a) o semi-eixo maior e (b) a
(a) Que velocidade tangencial um satélite da Terra deve ter para estar em órbita circular 160k m acima da superfície da Terra? (b) Qual é o período de revolução?