Enunciado

Examine as posições do fósforo, boro, tálio e antimônio na Tabela 36-1. (a) Qual desses elementos pode ser usado para dopar silício para criar um semicondutor do tipo n? (b) Quais desses elementos podem ser usados para dopar silício para criar um semicondutor do tipo p?

Passo 1

Fala aí!! Antes de tudo, vamos nos ligar nessa dica: para ser um condutor do tipo n , é preciso ter elétron a mais que o elemento a ser dopado, isso para não criar buracos na banda de valência.

Já para ser do tipo p , precisamos que tenha um elétron a menos na camada de valência, pois esse tipo de semicondutor usa os buracos criados para a condução de corrente.

Passo 2

(a) Logo, usando o pensamento do passo anterior, vemos que o fósforo e o antimônio formarão semicondutores do tipo n , já que cada um tem um elétron de valência a mais do que o silício.

Passo 3

(b) Da mesma forma, o boro e o tálio farão semicondutores do tipo p , uma vez que cada um tem um elétron de valência a menos que o silício.

Beleza? Só isso.

Resposta

(a) fósforo e antimônio.

(b) Boro e tálio.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Quando os fótons da luz visível atingem o semicondutor do tipo p em uma célula solar de junção pn, (a) apenas elétrons livres são criados, (b) apenas buracos positivos são criados, (c) tanto elétrons
Uma medida da densidade dos elétrons livres em um metal é a distância rs, que é definida como o raio da esfera cujo volume é igual ao volume por elétron de condução. (a) Mostre que rs = [3 / (4πn)] 1/
Encontre o valor de n na Equação 38-6 que dá a energia de dissociação medida de 741 kJ / mol para LiCl, que tem a mesma estrutura do NaCl e para o qual r0 = 0,257 nm.
O silício tem uma massa molar de 28,09 g / mol e uma densidade de 2,41 × 103 kg / m3. Cada átomo de silício possui quatro elétrons de valência e a energia de Fermi do material é de 4,88 eV. (a) Dado q