Enunciado

A figura 32-37 mostra um anel ( L ) que serve como modelo de um material paramagnético. (a) Faça um esboço das linhas de campo magnético no interior e nas proximidades do anel devido ao imã em forma de barra. Determine (b) a orientação do momento dipolar magnético μ → do anel; (c) o sentido da corrente convencional i no anel (horário ou anti-horário); (d) a orientação da força magnética exercida pelo campo magnético do ímã sobre o anel.

Passo 1

A figura a seguir mostra ass linahs de campo magnético produzidas pelo imã em forma de barra na vizinhança do anel. Lembrem sempre que, no imã em barra, as linahs de campo saem do norte e chegam no sul.

Passo 2

Materiais paramagnéticos são materiais que possuem elétrons desemparelhados e que, na presença de um campo magnético, alinham-se, fazendo surgir um ímã que tem a capacidade de provocar um leve aumento na intensidade do valor do campo magnético em um ponto qualquer. O momento dipolar magnético do anel é paralelo a B → . Na questão, μ   → aposta pro mesmo sentido que B → , ou seja, para o sentido negativo do eixo x .

Passo 3

Se utilziarmos a regra da mão direita, como μ → aponta para o sentido negativo do eixo x , o sentido da corrente convencional é o sentido anti-horário, do ponto de vista do ímã em forma de barra.

Passo 4

O efeito da força magnética é deslocar o anel para regiões em que o campo magnético é mais intenso. Como a “densidade” das linhas de força é proporcional à intensidade do campo magnético, isso significa que a força aponta no sentido negativo do eixo x , ou seja, no sentido - x .

Resposta

  1. Desenhada no passo 1;
  2. Sentido negativo do eixo x ;
  3. Sentido anti-horário;
  4. Sentido negativo do eixo x .
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Usando os valores do momento angular de spin S e do momento magnético de spin μ S dados na Tabela 34-1, para o elétron livre, mostre que μ S = e m S Verifique que as unidades e as dimensões são consta
Uma carga q está uniformemente distribuída em volta de um anel fino de raio r. O anel está girando com velocidade angular escalar ω em tomo de um eixo que passa pelo seu centro e é perpendicular ao se
Uma barra magnética cilíndrica tem um comprimento de 5,00 cm e um diâmetro de 1.00 cm. Ela possui uma magnetização uniforme de 5,30 x 10^3 A/m. Qual é o seu momento de dipolo magnético?
O sal paramagnético a que a curva de magnetização da Fig- 34-11 se aplica deve scr testado para verificar se obedece à lei de Curie. A amostra é colocada num campo magnético de 0.50 T que permanece co
Um campo magnético de 0,50Té aplicado a um gás paramagnético cujos átomos têm um momento de dipolo magnético intrínseco de 1 ,0 X 10 ^-23 J/T. A que temperatura a energia cinética média de translação